Vera Penêda

Veio para a China por nove meses, mas já vive em Pequim há cinco anos, onde a curiosidade pelo país e as pessoas a fizeram ficar.

Vera_artigo

Vera Penêda adora a China, onde diz aprender algo novo todos os dias. Define-se como jornalista multimédia, especialista em reportagem de campo. Com uma máquina de fotografia e vídeo, um gravador, o bloco e a caneta, ela filma, fotografa, entrevista e escreve para reportar acerca da China e dos chineses.

Repórter desde 2005, trabalhou com meios de comunicação na China continental e em Macau, Portugal e Espanha, produzindo conteúdos para várias plataformas: online, imprensa diária, revista e televisão. É fluenteem inglês, português e castelhano.

Actualmente, é editora de redes sociais e publicações digitais na CCTV News International, escreve artigos de opinião para o Global Times e colabora com várias publicações de Macau.

Entre as muitas coisas que fez, Vera trabalhou como repórter no Global Times, foi editora-chefe da revista That’s Beijing e correspondente da Agência Lusa em Pequim. Em 2008, durante o sismo de Sichuan e os Jogos Olímpicos de Pequim, também colaborou com a BBC World, a SIC e o Expresso.

Tem um mestrado em International Multimedia Journalism, pela University of Bolton (Reino Unido)

e pela Beijing Foreign Studies University (China). Licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa – FCSH e estudou Comunicação Audiovisual na Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, onde viveu em 2004-2005.

Pode seguir a Vera e o seu trabalho online através do Twitter e do Facebook, entre outras plataformas.