Andreia Sofia Silva

Veio para Macau pouco tempo depois de concluir os estudos, motivada pela aventura e o gosto por coisas novas.

Andreia SITE

Com 25 anos,  Andreia Silva é actualmente jornalista no diário Hoje Macau, depois de uma passagem pelo Jornal Tribuna de Macau. A jovem jornalista chegou à RAEM há dois anos, quando pisou as terras da China e da Ásia pela primeira vez. Uma aventura que a coloca num plano muito diferente da maioria dos seus colegas, que não se atreveram a voar tão longe.

O gosto pelo jornalismo começou a materializar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 2006 e 2009, onde fez o curso. Nesses anos passou pelo Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, onde foi redactora e editora da secção Cidade, durante seis meses. Ainda durante a licenciatura viveu seis meses em Ljubljana, capital da Eslovénia, ao abrigo do programa Erasmus.

Depois mudou-se para a capital portuguesa, onde fez uma pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. Ao mesmo tempo, arrancou com o trabalho na área jornalística, na empresa de conteúdos editoriais Sentido das Letras.

Aí escreveu para diversos meios de imprensa, como o semanário Vida Económica, com sede e redacção no Porto, e para meios online, como a secção de informação do portal MSN.pt e o portal Goodliving, virado para cultura e turismo.

Em 2011, teve a oportunidade de ir em trabalho ao Egipto e à Tunísia, numa altura em que os acontecimentos da Primavera Árabe ainda estavam a decorrer. Uma experiência que não esquece.

A escrita e a leitura são as suas grandes paixões, a par de moda, música, arte e viagens. Como jornalista gosta sobretudo de escrever sobre acontecimentos que podem alterar a vida das pessoas, nas áreas da política, sociedade e economia.