Patrícia Lemos

Verdadeira profissional da comunicação, já trabalhou em jornalismo, publicidade e assessoria. Agora dedica-se à investigação

Patricia Lemos SITE

Há 16 anos que Patrícia Lemos trabalha na área de comunicação, com destaque para a imprensa e os meios digitais, em Portugal, Inglaterra e Macau. Mas o jornalismo não foi a pedra de toque da sua vida profissional, pois começou na publicidade. Além disso, já fez assessoria, consultadoria e tradução. Hoje, a investigação é a sua actividade principal, com o estudo da correspondência de Harriet Low, notabilizada pelas suas descrições da Macau do século XIX. Este trabalho, “As Cartas de Inglaterra de Harriet Low”, está a ser apoiado pela Fundação Macau e pela Fundação Oriente.

O seu início no jornalismo foi em Portugal, como freelancer para publicações como A Capital e Semanário. Em 1999, ruma a Inglaterra, onde faz o mestrado em jornalismo e trabalha como correspondente do jornal Blitz e da revista Marketing & Publicidade. De regresso a Lisboa, publica no Expresso e aceita o cargo de editora no Disco Digital.

Em 2002, umas férias em Macau prolongam-se por cinco anos, os mais importantes da sua vida. Aí trabalha como jornalista, tradutora, cronista e editora. Passa pela redacção do Hoje Macau e colabora com o Ponto Final, a Closer e várias instituições locais, como o Instituto Cultural e o Centro Cultural.

Desde 2006 que colabora com a Revista Macau, sendo esse o único cargo jornalístico que mantém, desde que foi viver para o Reino Unido, em 2007. Dois anos depois de mais uma mudança de ares, passa com distinção o exame da Ordem de Linguistas de Londres. No ano seguinte, conclui o segundo mestrado, em Estudos de Tradução Aplicados. Tem ainda formação como intérprete e nas áreas de escrita criativa, webdesign, publicidade e marketing.