Visita de Aníbal Cavaco Silva: China tem portas abertas para Portugal

Pela primeira vez na última década um chefe de Estado português pisou a China. Em uma semana, que começou em Xangai, com paragem em Pequim e despedida em Macau, foram assinados 29 acordos e memorandos entre os dois países desde negócios a educação. Aníbal Cavaco Silva garante que a República Popular da China tem as portas abertas para Portugal e urge aos empresários que aproveitem a oportunidade.

Cavaco Silva_GLP_11

 

Fotos de Gonçalo Lobo Pinheiro

 

O périplo do presidente da República Portuguesa pela China, entre 12 e 18 de Maio, levou Aníbal Cavaco Silva a Xangai, o maior centro financeiro da Ásia, a Pequim, a capital política onde foi recebido ao mais alto nível com honras militares de grande aparato pelo presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Li Keqiang, fechando a visita em tom emocionado em Macau, onde esteve oficialmente em 1987 e 1994, quando era primeiro-ministro, e em 1999 como convidado para a cerimónia da transferência de soberania.

No final da visita, Cavaco Silva falou no recorde de 29 acordos e memorandos assinados entre os dois países – “nunca houve no passado algo semelhante” – e apontou que agora está nas mãos do empresariado português tirar as ideias do papel e concretizar parcerias. “Face ao apoio inequívoco à cooperação com Portugal em vários domínios [ensino da língua portuguesa, científico, académico e empresarial] que ouvi da parte do presidente da república e do primeiro-ministro da China, interrogo-me sobre tudo o que pode resultar daqui. E pode resultar muito, se formos capazes de dar seguimento a tudo o que foi feito.”

Mais de 100 empresários portugueses – de áreas tão diversas como a banca, advocacia, indústria farmacêutica, imobiliário, turismo, vinhos, indústria agro-alimentar, arquitectura – e representantes de várias associações de jovens empresários integrou a comitiva do presidente português, que não se cansou de realçar um novo mundo de oportunidades que se abriu a Portugal. “Temos rapidamente de agarrar as portas que foram abertas, as manifestações de boa vontade que encontrámos a todos os níveis. Um país da dimensão da China espera que a outra parte se movimente, que não fique sentada na cadeira à espera que as coisas cheguem de mão beijada.”

Numa altura em que se assinalam 35 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e 15 anos decorridos desde a transição de soberania de Macau, Aníbal Cavaco Silva classificou de “excelentes” as relações políticas luso-chinesas, e deixou um pedido às elites empresariais da China. “Tenho muita esperança que os empresários chineses continuem, cada vez mais, a olhar Portugal como uma excelente oportunidade de investimento e de construção de parcerias”, afirmou, realçando as qualidades do país como “uma importante porta para a Europa”, “com laços especiais” à África subsariana e ao Brasil.

 

Cavaco Silva_GLP_07

 

Macau com emoção

Sem nostalgia, mas emocionado. Foi assim que Cavaco Silva descreveu os seus sentimentos com o regresso a Macau, onde visitou instituições de ensino locais, jantou com a comunidade portuguesa, condecorou personalidades [ver caixa] e onde valorizou tanto o ensino da língua portuguesa como chinesa. Numa visita à Gruta de Camões, o presidente disse ter se sentido “emocionado” ao conversar em português com escuteiros e alunos de várias escolas de Macau e manifestou o desejo que “continuem a falar cada vez mais” a língua portuguesa.

O crescimento económico e urbano da RAEM surpreendeu o chefe de Estado português, que invocou a importância da presença portuguesa como factor essencial para as relações entre os dois países e o dinamismo da região.

O ensino do português, “uma língua do futuro”, em Macau foi um dos pontos altos do discurso do presidente, mas a aprendizagem da língua chinesa em Portugal também não foi esquecido. A “cooperação científica e cultural” é uma prioridade estratégica de Portugal e a assinatura de acordos entre as universidades de Macau, Minho e Lisboa vem fortalecer o intercâmbio de estudantes e docentes e deixa a porta aberta para que se ensine a língua chinesa nas escolas do segundo ciclo, bem como do ensino superior. “Vim acompanhado por representantes de oito instituições de ensino superior em Portugal, que firmaram vários acordos em universidades em Xangai, em Pequim e aqui em Macau, e esses acordos apontam para um reforço do ensino da língua chinesa em Portugal.”

Houve ainda tempo para que Cavaco Silva presenciasse a assinatura de protocolos entre a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa e a Associação Comercial de Macau, que visam fortalecer os contactos para “promoverem o desenvolvimento” das relações comerciais entre a Portugal e a comunidade empresarial de Macau.

 

Cavaco Silva_GLP_27

 

Medalhas de mérito

A visita do presidente da República a Macau começou e acabou com a imposição de condecorações a personalidades locais, com a primeira a ser atribuída ao Chefe do Executivo, Chui Sai On, que recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Antes de despedir-se da RAEM, Aníbal Cavaco Silva condecorou com a Ordem do Mérito outras seis caras, pelo trabalho de preservação da herança portuguesa.

 

Ung Vai Meng

Presidente do Instituto Cultural de Macau

 

Amélia António

Presidente da Casa de Portugal

 

Rui Cunha

Advogado

 

Jorge Fão

Fundador da Associação dos Aposentados, Reformados e Pensionistas de Macau

 

José Pereira Coutinho

Presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

 

Ambrose So Shu Fai

Cônsul-honorário de Portugal em Hong Kong e presidente do conselho de administração da Sociedade de Jogos de Macau

*****

 

Macau em 48 horas e as impressões do presidente

 

17 de Maio

17h00

Encontro com Chui Sai On, Chefe do Executivo da RAEM

“O sucesso económico e social de Macau, a estabilidade política verificada nestes 15 anos é a prova de que a escolha feita em 1987 do modelo para a Região foi acertada. Portugal orgulha-se de ter uma relação especial com Macau e orgulha-se do desenvolvimento económico, social e da estabilidade política que tem sido garantida na sequência da Lei Básica que resultou da negociação da Declaração Conjunta”

 

19h00

Jantar de boas-vindas oferecido pelo Executivo de Macau

“Ao longo destes 15 anos, o doutor Chui Sai On sempre apoiou firmemente a comunidade portuguesa, impulsionou a sua participação activa e empenhada nas estratégias de desenvolvimento definidas pelo Executivo, ao mesmo tempo que lhe reconheceu a competência, o espírito empreendedor, a versatilidade e o profissionalismo que a caracterizam”

 

18 de Maio

10h00

Visita à Gruta de Camões

“Vim aqui prestar homenagem ao grande poeta que é Camões e pelo facto de ele ser um símbolo da ligação entre Portugal, Macau e a China, uma ligação de amizade. É um símbolo da preservação da ligação cultural entre Macau e Portugal”

 

11h00

Visita às Ruínas de São Paulo

“É um prazer estar aqui, neste símbolo que representa a amizade entre Macau e Portugal … Quero agora comparar estas fotografias de hoje com aquelas que tirei com a minha mulher [Maria Cavaco Silva] antes aqui, no mesmo sítio”

 

12h00

Sarau cultural na Escola Portuguesa

“A EPM representa um projecto ambicioso. Os alunos sairão daqui preparados para o mercado de trabalho ou para prosseguirem estudos em várias partes do mundo. A EPM é especial e estes professores são especiais”

 

Cavaco Silva_GLP_16

 

13h00

Almoço com empresários no Clube Militar

“Se formos capazes de dar seguimento a tudo o que foi feito na semana que hoje termina será muito positivo para Portugal”

 

15h00

Visita ao novo campus da Universidade de Macau na Ilha da Montanha

“Congratulo-me com a cooperação entre as universidades no domínio da língua portuguesa e da investigação. Quero afirmar, de forma muito clara, que a cooperação científica e cultural com Macau é uma prioridade estratégica para Portugal”

 

16h00

Diálogo com estudantes do Instituto Politécnico de Macau

“A língua portuguesa é aqui, indiscutivelmente, vista como um activo em crescente afirmação no plano internacional, seja em domínios como a economia, o comércio ou a cultura, seja nos novos meios de informação e comunicação”

 

Cavaco Silva_GLP_21

 

17h00

Lançamento da versão chinesa do livro 100 sonetos de Luís Vaz de Camões

“A língua chinesa é, e vai ser, uma das mais importantes do mundo, mas na Europa são ainda poucos os países que estão a atribuir importância ao ensino, nas escolas e nas universidades, do mandarim. Nós vamos começar pela parte da universidade. Depois podemos pensar no ensino secundário”

 

18h00

Inauguração do novo auditório do Consulado-Geral de Portugal em Macau

“Fico com a ideia de que, depois desta viagem, haverá muito mais empresários chineses a querer visitar Portugal. O facto de se tratar de uma visita de Estado a convite do próprio presidente Xi conta na reacção dos empresários e também aqui em Macau. Vários me disseram que estarão em Portugal muito em breve”

 

19h00

Jantar com a comunidade portuguesa e concerto com a fadista Kátia Guerreiro

“O vosso sucesso aqui é um exemplo da excelência reconhecida internacionalmente aos recursos humanos portugueses. O vosso êxito é factor essencial para a valorização nas nossas relações com a China. As comunidades portuguesas de Macau e de Hong Kong são agentes fundamentais do relacionamento luso-chinês, que nos últimos anos se tem diversificado e intensificado”

 

Kátia Guerreiro_GLP_06