Plataforma Unitygate volta a Macau com ‘workshops’ artísticos

O Unitygate, plataforma que pretende unir as culturas portuguesa e chinesa criando uma ponte entre o Ocidente e Oriente, está de volta a Macau, com 'workshops' artísticos que arrancam no passado sábado.

 

“Este projecto pretende investir no fluxo da lusofonia, no desenvolvimento local, na cultura de Macau e Portugal misturando-as, cruzando o tradicional com o contemporâneo”, explicou a mentora do projecto e directora-geral da escola de dança Amalgama, Alexandra Battaglia, na apresentação do programa da quarta edição do Unitygate.

Para a coreógrafa “a arte é identidade, e um povo sem identidade não existe”, e por isso as iniciativas que “alimentem o cruzamento entre culturas diferentes, como é o caso da portuguesa e chinesa, são muito importantes”.

Na apresentação inaugural, realizada no renovado auditório Dr. Stanley Ho do consulado-geral português, Vítor Sereno, representante diplomático em Macau, fez as honras elogiando a “bonita ponte entre o Oriente e Ocidente” que a iniciativa representa.

A nova edição tem um leque vasto de disciplinas, como máximo de 15 alunos por aula, em diversas áreas artísticas, tais como, dança, vídeo, fotografia, representação e este ano com a novidade da disciplina de marionetas.

A dança tradicional portuguesa e contemporânea foram os ‘workshops’ com maior sucesso nas edições anteriores. Segundo Alexandra Battaglia, o número de inscrições de chineses “está ao mesmo nível do que as dos alunos portugueses” e pontualmente surgem participantes de outras nacionalidades.

A idade e falta de experiência não são pontos que impeçam a participação, pois “já se descobriram muitos talentos” entre os que diziam que não sabiam dançar, realçou.

Esta edição conta com o apoio de várias entidades, como a Casa de Portugal, Instituto Português do Oriente, o estúdio Mil-Homens e as companhias ‘The Dancer Studio Macau” e “Stella & Artist”. “Este tipo de projecto é muito importante para os dançarinos de Macau, que podem melhorar e ganhar um maior ‘background’ profissional, misturando a dança com outras artes”, defendeu a representante da companhia artística “Stella & Artist”, sublinhando que “só assim serão bons profissionais”.

Depois de Macau, a iniciativa prossegue na Suécia em Agosto, terminando em Portugal, com actividades a decorrerem entre 12 e 28 de Setembro.