Achados arqueológicos em Macau com 3800 anos

O presidente do Instituto Cultural de Macau (IC), Ung Vai Meng, referiu que os achados arqueológicos na ilha de Coloane, com 3800 anos, são "importantes para o desenvolvimento da cultura de Macau".

 

“Qualquer tipo de património é importante. Intangível, arqueológico, prédios, tudo é importante e aqueles artefactos são importantes para o desenvolvimento da cultura de Macau”, afirmou Ung Vai Meng à margem de um encontro com jornalistas.

Até ao momento foi descoberta uma zona pavimentada com cerca de um metro quadrado, um pequeno tanque e peças em cerâmica.

O IC está a proceder a escavações na zona sul da zona da Rua do Estaleiro, na ilha de Coloane, devendo em breve iniciar investigações na parte norte da rua.

Ung Vai Meng disse que a Região Administrativa Especial de Macau dispõe de mecanismos de protecção de todos os achados importantes para o conhecimento da história da cultura local e que a Administração está empenhada na sua preservação para o futuro.

Os responsáveis do IC consideram que até ao final deste ano haverá uma ideia mais concreta do valor arqueológico identificado e que a população será ouvida para a preservação do que for encontrado.

Macau tem desde o final de Maio um grupo de especialistas em arqueologia oriundos da China continental e de Hong Kong a trabalharem na ilha de Coloane para identificarem os objectos de interesse arqueológico.