Mapa oferecido por Taiwan a Macau permite perceber presença de Portugal

Um académico da Universidade Tsing Hua de Taiwan realçou a importância do Mapa da Configuração Antiga e Moderna, doado ao Arquivo Histórico de Macau, para a compreensão das relações com Portugal.

 

“Este é o primeiro documento que confirma a localização exacta dos portugueses em Macau”, afirmou Huang Yi Long, director do Centro de Investigação de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Tsing Hua, referindo que “pela primeira vez, os espanhóis assinalaram em documento, confirmando a presença dos portugueses em Macau”.

O mapa ‘Gujin Xingsheng zhi tu’ é uma xilografia de 115x100cm impressa no ano 34 do reinado do imperador Jiajing (1555) da dinastia Ming, que comprova o envolvimento entre comerciantes espanhóis e chineses de Amoy (Xiamen). “Os espanhóis tinham como maior interesse não as possíveis trocas comerciais mas sim saber a localização do seu inimigo, que era Portugal”, adiantou Lee Yu Chung, docente do mesmo centro, indicando que “foi através deste mapa que os espanhóis tentaram estudar e perceber os chineses e os portugueses que aqui estavam”.

Este mapa é importante para a história de Macau, “pois permite perceber os primeiros contactos entre espanhóis e chineses e a visão dos europeus, que sempre se mostraram muito interessados na China”, disse o investigador.

De acordo com uma nota do Arquivo Histórico de Macau, o documento ilustra o “que era a ciência geográfica chinesa nos primórdios da abertura ao mundo e a sua visão da região da Ásia Oriental e todo o espaço circundante”. “Vários elementos [no mapa] reflectem as trocas comerciais entre a China e Espanha durante os seus primeiros contactos, incluindo também informações sobre os primórdios do estabelecimento dos portugueses em Macau”, lê-se na mesma nota.