Português preside a departamento de informação na AsiaVision

O jornalista João Francisco Pinto foi eleito para a presidência do departamento de Informação da AsiaVision, figurando como o primeiro português a ocupar esse cargo na plataforma que reúne estações de televisão da Ásia.

 

João Francisco Pinto, director de Informação da Teledifusão de Macau (TDM) foi eleito, por unanimidade, num encontro, na semana passada, em Istambul, na Turquia, durante o qual Kenji Kohno (da NHK, do Japão) e Lee Jae-kang (da KBS, da Coreia do Sul) foram escolhidos para vice-presidentes. “Enquanto jornalista português a trabalhar na Ásia é uma honra muito grande”, disse João Francisco Pinto à agência Lusa.

O jornalista, há 20 anos na TDM, foi eleito para a presidência do “News Group” da AsiaVision, plataforma de cooperação de estações de televisão de toda a Ásia, do Médio Oriente ao Pacífico, idêntica à que existe na Europa (Eurovisão), formada há três décadas e que reúne atualmente 30 membros, explicou João Francisco Pinto. “Vou gerir esta plataforma de troca de conteúdos noticiosos. Os membros contribuem com notícias relevantes que depois podem ser usadas entre si nos seus programas de informação ou telejornais”, especificou o jornalista, que vai cumprir um mandato de três anos.

Essa gestão “é feita à distância, não de uma forma quotidiana, mas há decisões relevantes que têm de ser tomadas” nomeadamente ao nível da formação profissional e intercâmbio de jornalistas, indicou João Francisco Pinto, ligado há seis anos à AsiaVision.

Além de ser o primeiro português a presidir ao “News Group” da AsiaVision, João Francisco Pinto é, ao mesmo tempo, o primeiro representante de Macau a ser eleito para essas funções, pelo que, “como é óbvio, este é também o reconhecimento do trabalho que a TDM faz”. “É um privilégio poder trabalhar com estações televisivas muito avançadas, tecnologicamente na linha da frente, como a NHK, do Japão, ou com o colosso que é a CCTV (China), mas também é muito gratificante poder ajudar mais pequenas”, destacou.