Chui Sai On reeleito chefe do Governo de Macau

O Chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, foi reeleito no cargo ao receber 380 votos entre os 396 votantes, membros do colégio eleitoral.

Candidato único ao cargo, Chui Sai On tinha a eleição assegurada, mas a lei eleitoral obriga à formalidade da votação pelos 400 elementos do colégio, representantes dos vários sectores da sociedade local responsáveis pela escolha do chefe do Governo.

Além dos 380 votos em Chui Sai On, foram ainda registados 13 votos em branco e três nulos, sendo que quatro dos elementos da Comissão Eleitoral não exerceram o seu direito de voto.

Em Macau, tal como em Hong Kong, as duas Regiões Administrativas Especiais da China, o líder do Governo é escolhido pelo colégio eleitoral que representa a sociedade quer através de cargos como os de deputados à Assembleia Legislativa, quer por serem indicados por associações e grupos profissionais da cidade.

Há cinco anos, quando foi eleito pela primeira vez chefe do Governo de Macau, Chui Sai On recolheu 282 dos 296 votos expressos, entre 300 possíveis, tantos quantos eram os elementos do colégio eleitoral da altura.