Moçambique abre consulado em Macau

A abertura de um consulado de Moçambique em Macau visa "reforçar ainda mais a cooperação bilateral" do país africano com a China, disse o embaixador António Inácio Júnior.

 

O diplomata, que presidiu à cerimónia inaugural do posto consular em Macau, sublinhou que a China já investiu nos últimos anos mais de 4.000 milhões de dólares (3.160 milhões de euros) em Moçambique.

Em declarações à agência Lusa à margem da cerimónia inaugural do consulado geral de Moçambique em Macau, António Inácio Júnior destacou que o investimento chinês no seu país é diversificado, sendo que “42% foi feito no sector dos transportes e comunicações, 31% na indústria como a agricultura e 12,5% nos serviços”.

Inácio Júnior lembrou que a China é, actualmente, o segundo maior investidor em Moçambique, mas quer potenciar ainda mais a relação bilateral esperando, ao nível puramente comercial, atingir em 2014 os 2.000 milhões de dólares (1.580 milhões de euros) de trocas. “Este consulado é a concretização de um objectivo que temos vindo a consolidar nos últimos anos para ampliar a nossa presença na Grande China e num quadro de relacionamento privilegiado com este país, aqui formulado e vincado através de Macau, a cidade plataforma da China para os países de língua portuguesa”, disse.

Nesse sentido, salientou o diplomata, Moçambique quer potenciar também os contactos através do Fórum Macau, esperando a “mobilização de mais recursos, mais capitais e mais empresas” para investirem no seu país, não apenas nos sectores tradicionalmente mais rentáveis como os hidrocarbonetos, como ao “desenvolvimento de infra-estruturas necessárias à criação de condições para o crescimento sustentável da economia moçambicana”.

O consulado de Moçambique em Macau será liderado pelo diplomata Rafael Custódio Marques.