Chefe do Executivo de Macau esperado em Portugal

O chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, recebeu um convite formal para visitar Portugal, viagem que o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) acredita vir a acontecer na primeira metade do ano.

 

“Fui portador da carta de convite do ministro dos Negócios Estrangeiros ao chefe do Executivo para visitar Portugal. Ainda não há datas, mas acreditamos que a visita acontecerá no primeiro semestre de 2015”, disse Francisco Duarte Lopes, director-geral de política externa do MNE, após a reunião da comissão mista Portugal-Macau, que se realizou no território.

A língua portuguesa esteve no centro do debate, com as duas delegações a discutirem formas de “aprofundar ainda mais a cooperação entre as instituições portuguesas, nomeadamente o Instituto Camões e o Instituto Português no Oriente e as instituições de Macau, como o (Instituto) Politécnico, no sentido de assegurar que se continua este ter aumento do número de universidades com cursos de português e do número de alunos”, explicou Francisco Duarte Lopes.

Segundo o responsável, ficou decidido que será criada uma subcomissão “ligada à língua e a educação” para promover uma “cooperação estreita” entre instituições de Portugal e Macau.

Em cima da mesa estiveram também as áreas da cultura, do ambiente, da saúde, da economia, da juventude e do turismo, mas Francisco Duarte Lopes não adiantou acordos concretos além da realização futura de “dois seminários na área do ambiente”.

No que toca à saúde, a comissão mista concordou em “mais trocas de experiências” e “formação ao nível dos técnicos de laboratório”, mas “não forçosamente a presença de mais pessoal de saúde português no território”.

Quanto às detenções e investigação em torno de irregularidades ligadas aos vistos ‘gold’, também promovidos em Macau, Francisco Duarte Lopes não quis comentar. “Queria limitar as minhas declarações aos temas que estavam na agenda”, disse.