China e Portugal convergem acerca da “economia azul”

A ministra portuguesa da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, afirmou ter encontrado na China "uma abordagem convergente" acerca da nova "economia azul" e "muito interesse" quanto à geologia marinha de Portugal.

 

 

“Falámos também de biotecnologia e de aquacultura, mas a geologia marinha foi a área que suscitou mais perguntas”, disse Assunção Cristas acerca dos seminários realizados nos últimos dois dias em Hangzhou e Pequim para “promover as oportunidades de investimento no mar em Portugal”.

“Queremos encontrar bons parceiros, que tenham uma visão semelhante, que é a de procurar um desenvolvimento sustentável da economia do mar”, realçou.

No final da sua primeira visita à Republica Popular da China, iniciada no domingo em Macau, a ministra da Agricultura e do Mar congratulou-se com “o imenso interesse do Governo chinês na economia do mar”, e nomeadamente nos acordos de investigação científica já assinados com Portugal nesta área. “Há uma abordagem convergente quanto à necessidade de fazer da economia azul uma área central para o desenvolvimento económico dos dois países. A economia azul é a economia verde do mar, que é azul”, disse.

Antes de Hangzhou e Pequim, Assunção Cristas esteve em Xangai, onde assistiu à abertura de duas feiras agroalimentares com a participação de cerca de 60 empresas de Portugal, 48 das quais produtoras de vinhos.

Foi uma das maiores representações da indústria portuguesa do sector em Xangai, a capital económica da China e sede de um município com mais de 23 milhões de habitantes.

Em declarações a agência Lusa, a ministra admitiu que Portugal poderá começar a exportar enchidos de carne de porco para a China a partir de 2015, ampliando a sua oferta de produtos agroalimentares no maior mercado do mundo. “Estou bastante optimista. Tem havido um esforço muito intenso, a nível técnico, político e diplomático”, disse.

A abertura da China à importação de laticínios portugueses, alcançada este Verão após um prolongado processo de certificação, “foi um passo muito significativo e rapidamente teremos também a carne de porco”, acrescentou.

A visita de Assunção Cristas coincide com um bom momento das exportações portuguesas para a China.

Pelas contas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, nos primeiros nove meses de 2014, as exportações portuguesas cresceram 27% em relação a igual período do ano passado, somando 1,28 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros).

Na área agro-alimentar, em 2013, as vendas para a China continental subiram para 29 milhões de euros, 14,4 milhões dos quais referentes aos vinhos, que aumentaram sete vezes em apenas quatro anos, indicou o administrador do AICEP Pedro Ortigão Correia.