“Macau e a visão do colonialismo por Charles Boxer” no Museu do Oriente

O ensaio "Macau e a visão do colonialismo por Charles Ralph Boxer" dá o mote a uma conferência que o Museu do Oriente organiza, no âmbito da VII Festa do Livro, hoje, às 18:30h (hora de Lisboa). A entrada é livre.

 

Em 1963, na década da emergência dos movimentos nacionalistas contra o domínio colonial português, Boxer publicou o livro “Relações Raciais no Império Colonial Português 1415-1825”.

Contrariando a ideologia subjacente à política ultramarina portuguesa, esta obra quebrou, à época, a unanimidade entre os intelectuais portugueses sobre o valor historiográfico dos estudos deste autor.

Armando Cortesão, historiador e eminente cartógrafo, opôs-se à tese nele defendida, colocando-se ao lado da política do Estado Novo, que se apoiava, entre outras, na teoria do luso-tropicalismo de Gilberto Freyre.

Boxer não incluiu Macau na tese desenvolvida no livro. Este ensaio pretende mostrar que esse facto se deveu ao profundo conhecimento do historiador quanto à singularidade do processo histórico macaense, cuja vivência sociológica deveria ser estudada em outra sede que não a colonial.

O ensaio pretende homenagear Charles Ralph Boxer (1914-2000), considerado um dos maiores historiadores de Macau, no ano em que se assinala o 110.º aniversário do seu nascimento.

 
Conferência
“Macau e a visão do colonialismo por Charles Boxer”
21 de Novembro
18:30h (hora de Lisboa)
Entrada livre
Com Celina Veiga de Oliveira