Ensino Magazine distribuído em Macau a partir de Dezembro

O jornal português Ensino Magazine vai passar a ser distribuído em Macau, em Dezembro, ao abrigo de um acordo com a Escola Portuguesa desta região administrativa especial da China, disse o diretor da publicação à agência Lusa.

Numa primeira fase, segundo João Carrega, o mensário estará disponível na Escola Portuguesa de Macau (EPM) “e, futuramente, nas instituições de ensino superior” do território.

A EPM e o Ensino Magazine, com sede em Castelo Branco, celebraram o protocolo de colaboração no âmbito de uma missão empresarial à República Popular da China, promovida pela Associação Empresarial da Beira Baixa (ACICB), entre 12 e 23 de Novembro, com apoio do InovCluster e da Câmara Municipal de Castelo Branco. “Além de estabelecer a distribuição gratuita do jornal na Escola Portuguesa de Macau, o protocolo garante àquele estabelecimento de ensino a publicação de notícias relacionadas com actividades desenvolvidas na escola, numa secção do Ensino Magazine dedicada à lusofonia”, adiantou João Carrega.

No futuro, o director da publicação pretende “alargar esta cooperação ao Instituto Politécnico de Macau, que também foi visitado pela comitiva portuguesa, e à própria Universidade de Macau”. “O espaço lusófono constitui uma forte aposta do jornal”, sublinhou João Carrega.

Há dois anos, o Ensino Magazine já tinha assinado idênticos protocolos com a Universidade Eduardo Mondlane e com a Escola Portuguesa de Maputo, em Moçambique.

O Ensino Magazine tem distribuição gratuita em Portugal, junto das escolas do ensino básico ao ensino superior, em Espanha e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

João Carrega destacou, por outro lado, “a componente de responsabilidade social que a publicação tem assumido em Portugal”, com a atribuição de bolsas de estudo aos melhores alunos de “algumas das principais instituições” de ensino superior do país.