Centenas nas ruas a celebrarem diferença cultural de Macau

Centenas de figurantes desfilaram pelas ruas de Macau integrados no "Desfile por Macau, Cidade Latina" que celebrou os 15 anos da transferência de poderes de Portugal para a China.

 

O desfile, com partida nas ruínas de São Paulo, o ‘ex-libris’ do turismo local, e a praça do Tap Seac, um local amplo com calçada à portuguesa e edifícios históricos, contou com a participação de grupos locais e do exterior, principalmente de países de língua portuguesa como Portugal e Brasil, e de países latinos, numa organização do Instituto Cultural e do Instituto dos Assuntos Cívicos e Municipais.

A “Parada Latina”, como também é denominado o desfile que junta milhares de turistas e residentes nas ruas para assistir às performances dos participantes, animou parte do centro histórico de Macau e vincou à cidade o seu papel de ponte entre culturas, como salienta a organização que promove o evento desde 2011.

Ao longo de cerca de três horas, os participantes animaram a cidade com os grupos a desfilarem de forma intercalada.

A recepção aos convidados principais da cerimónia, como os cônsules dos países participantes, organizadores e até membros do Governo decorreu nas ruínas de São Paulo, o “espaço montra” da cultura portuguesa junto às ruínas de São Paulo, seguindo depois o cortejo por várias ruas da cidade.