Consulado de Portugal lança ferramenta para reduzir esperas

O Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong lança a 15 de Janeiro uma nova plataforma informática que vai permitir reduzir o tempo de espera para renovação de documentos.

 

Em declarações à agência Lusa, Vitor Sereno explicou que a nova plataforma, que será colocada oficialmente em funcionamento pelo Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, que se desloca a Macau entre 13 e 16 de Janeiro, vai “contribuir para reduzir para o prazo de 15 dias a renovação de documentos”. “Os cidadãos portugueses registam-se no portal ‘cgportugal.org’ e passam a estar inseridos num sistema que, informaticamente, lhes permite a marcação automática da renovação do passaporte ou do cartão do cidadão”, disse.

Depois, acrescentou, com a inserção dos dados, “o próprio sistema permitirá o envio de mensagens de texto para telemóveis e e-mails de aviso quando as datas dos documentos de identificação ou viagem estão para caducar (6 meses antes), permitindo assim que os utentes possam rapidamente e em tempo útil proceder à sua renovação”.

Vitor Sereno sustentou também que a nova plataforma, que pode evoluir no futuro para todos os procedimentos consulares que são realizados, possibilita “acabar com as filas no consulado, gerir melhor as marcações, encurtar os tempos de espera e ser mais eficaz e rápido no atendimento porque os dados pessoais estão registados no sistema”. “À medida que vamos avançando e que, na prática, vamos corrigindo todos os detalhes, podemos evoluir quase para marcações ao minuto, ou seja, dizer a uma pessoa que é atendida a uma determinada hora e o tempo de espera ser quase exacto”, disse.

O registo na plataforma é feito na língua do utente e as mensagens geradas automaticamente estarão adaptadas a essa escolha, explicou também o cônsul, referindo que agora ficam disponíveis as línguas portuguesa e chinesa, as oficiais em Macau.

Com cerca de 168.000 cidadãos portugueses registados, o consulado de Portugal tem actualmente marcações até maio para casos não urgentes, situação que o sistema permitirá encurtar. “Até Maio, vamos cumprir as marcações agendadas e atender os casos urgentes como estamos a fazer até agora, mas vamos deixar de distribuir senhas presenciais a partir de Fevereiro”.

Além da nova plataforma de gestão dos actos consulares, a representação portuguesa vai lançar também a renovação do seu sítio na Internet e disponibiliza, a partir de quinta-feira, Internet sem fios gratuitamente a todas as pessoas que, dentro do consulado, esperam pela sua vez. “Estamos inseridos numa sociedade em constante movimento e numa parceria com a Companhia de Telecomunicações de Macau vamos ceder gratuitamente Internet dentro do consulado, permitindo a quem espera uma forma mais agradável de passar o tempo e, caso seja necessário consultar e enviar informação necessária para o processo”, disse.