Governo anuncia novo casal de pandas para Macau

A secretária da Administração e Justiça do Governo de Macau, Sónia Chan, disse que a Região vai receber ainda no primeiro semestre um novo casal de pandas, depois da morte do panda fêmea oferecido por Pequim em meados do ano passado.

 

Em Dezembro de 2009, por ocasião do décimo aniversário de Macau como Região Administrativa Especial da China, o então Presidente chinês, Hu Jintao, ofereceu a Macau um casal de pandas que chegariam à cidade um ano depois e que a população acabaria por baptizar, por concurso, de Sam Sam e Hoi Hoi, respectivamente a fêmea e o macho.

O espaço que abriga os pandas, na ilha de Coloane, obrigou a um investimento de cerca de 90 milhões de patacas e foi alvo de muitas críticas por parte de alguns sectores da sociedade que consideraram demasiado o preço a pagar pela cidade para albergar o casal de pandas, naturais da província de Sichuan.

Apesar dos cuidados com os pandas e das condições que possuem, que incluem, por exemplo, a importação das verduras que consomem, Sam Sam acabaria por morrer em meados de 2014 devido a problemas renais que terão sido agravados por ter entrado no período de reprodução.

Agora, depois de celebrado o 15.º aniversário de Macau, a secretária Sónia Chan não só anuncia a chegada do novo casal de pandas como garante que, depois da apresentação das Linhas de Acção Governativa, a partir de segunda-feira, vai dar “prioridade aos trabalhos da chegada dos pandas gigantes a Macau”.

A governante explicou também que em breve se desloca à China continental “para escolher um novo casal de pandas gigantes e estudar com os especialistas qual será a melhor forma de dar o nome aos pandas”.

Desta vez, contudo, não haverá um concurso como aconteceu em 2009 para atribuir um nome ao novo casal.