Macau apoia Nepal com 20 milhões de patacas

O Governo de Macau anunciou uma ajuda de 20 milhões de patacas para apoiar o Nepal a reconstruir as zonas afetadas pelo sismo registado a 25 de Abril.

O chefe do Executivo, Chui Sai On, reuniu-se com o cônsul-geral do Nepal acreditado em Hong Kong e Macau, Mahesh Prasad Dahal, e no encontro manifestou “solidariedade para com as vítimas desta catástrofe natural e para com a comunidade do Nepal estabelecida em Macau, fazendo votos da rápida recuperação das zonas mais fragilizadas”.

O Governo de Macau foi na semana passada alvo de críticas pela Associação dos Nepaleses Não Residentes, que segundo a imprensa local, lamentou o silêncio das autoridades em relação aos efeitos devastadores do sismo.

Entretanto a operadora de casinos MGM China anunciou a doação de 500 mil patacas para a Cruz Vermelha de Macau para ajudar os afectados pelo terremoto e a reconstrução das comunidades atingidas.

Segundo a Rádio Macau, a Cruz Vermelha angariou 2,3 milhões de patacas em fundos para ajudar o Nepal.

A Caritas Macau conseguiu, ao fim de uma semana de campanha, 50.000 patacas para ajudar as vítimas do sismo no Nepal, e espera angariar, no mínimo, 300.000 patacas.

Segundo um balanço da Cruz Vermelha do Nepal citado pela agência chinesa Xinhua, 8.413 pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 7,8 que atingiu no dia 25 de Abril o Nepal e alguns países vizinhos como a Índia e a China.

Os responsáveis pelas equipas de emergência revelaram no domingo terem já recolhido 7.040 corpos e indicaram que o número de feridos é superior a 14.000.