“Macau 5.0” pela objectiva de Gonçalo Lobo Pinheiro

O Consulado Geral de Portugal em Macau é o palco a partir de amanhã, quinta-feira, da exposição "Macau 5.0", uma mostra fotográfica do fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro que seleccionou 50 de 300 imagens que vai lançar num livro com o mesmo título.

 

 

“São imagens recolhidas nestes cinco anos que levo de Macau. São fotos feitas desde 10 de Setembro de 2010 e que na sua maioria se destinaram à imprensa, mas cerca de 20% nunca ninguém as viu”, disse, em declarações à agência Lusa.

Gonçalo Lobo Pinheiro, que também comemora este ano 15 anos de carreira, explicou também que o fio condutor do livro e da exposição “é Macau” embora “não seja um livro de autor, mas um álbum, uma recordação, uma visão fotojornalística dos últimos cinco anos, em que se podem encontrar imagens de desporto, património, cultura e festividades”.

“Apesar de não ter como tema o quotidiano, há muitas fotografias do dia-a-dia da cidade”, acrescentou.

O prefácio do livro foi redigido pelo consagrado escritor português José Luís Peixoto.

A exposição estará patente até 10 de Outubro na chancelaria do Consulado Geral de Portugal e a iniciativa do fotojornalista tem o apoio de instituições como a Casa de Portugal, Banco Nacional Ultramarino ou Fundação Macau.

O livro pode ser adquirido através da página oficial do autor em www.goncalolobopinheiro.com ou através do portal Amazon. Estará à venda em Macau na Livraria Portuguesa.