CTL quer juntar técnicos de várias modalidades

A congregação das associações de treinadores de modalidades de forma a pensar o treinador desportivo em áreas como a sua formação estão entre os principais objectivos da Confederação de Treinadores Lusófonos (CTL), criada em Lisboa.

Impulsionada pela Confederação de Treinadores de Portugal (CTP), a nova confederação vai juntar, além de Portugal, cinco países da lusofonia: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“O objectivo da confederação é juntar todos os treinadores da lusofonia nos seus países. Ter alguém que no país faça a congregação dos treinadores das várias modalidades e que no fundo pense o treinador na sua carreira e na sua formação”, disse à agência Lusa, Carolina Mendonça, directora de comunicação da CTP.

A CTL vai estar ligada através de uma plataforma digital e pode, no futuro, alargar-se a outros países ou regiões da comunidade lusófona, dado que estão em curso negociações para o seu alargamento a Timor-Leste, Macau, Goa e Sri Lanka.

Em Portugal, a CTP, que junta 23 associações de treinadores de modalidade, faz, em alguns casos, a ligação dos treinadores com a tutela e tem assento no Conselho Nacional do Desporto.