“Sentir Macau” na Grande Estação Central de Nova Iorque

A Direcção dos Serviços de Turismo (DST) organizou uma promoção "Sentir Macau" de grande escala nos dias 1 a 4 de Outubro na famosa Grande Estação Central, em Nova Iorque.

Esta é a primeira promoção turística de grande escala organizada pela DST em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Para contactar com o maior número possível de nova-iorquinos e visitantes, e alcançar uma maior eficácia promocional, a DST escolheu especialmente o Vanderbilt Hall da Grande Estação Central como o local para a promoção, devido ao seu grande fluxo de visitantes. O evento de quatro dias mostrou as características únicas de cruzamento de culturas chinesa e ocidental de Macau, enquanto destino turístico, através de gastronomia, de espectáculos de palco, de demonstração da arte chinesa de recorde de silhuetas em papel, de uma galeria de arte, workshops, de uma zona para tirar fotografias para uma experiência cultural, entre outros.

O local da promoção é decorado com imagens das Ruínas de São Paulo, do Templo de Á-Má, do Largo do Senado e da Torre de Macau. Em termos de gastronomia, a cozinha macaense é o destaque especial, com degustação gratuita no local de almôndegas de Galinha Africana, torradas de camarão e pastéis de nata, entre outros. Os workshops permitem aos participantes pintar o seu próprio azulejo português ou lanterna chinesa. A galeria de arte mostra aos visitantes impressões de artistas americanos sobre Macau. Além de espectáculos de palco de dança do leão e dança folclórica portuguesa, os visitantes podem ainda vestir trajes de dança folclórica portuguesa e tirar fotografias para experienciar a cultura de Macau. Durante o evento, a DST aproveitou ainda a oportunidade para distribuir folhetos promocionais, enquanto os representantes das agências de viagens locais ofereceram pacotes de viagens especiais para Macau.

Situada em Manhattan, a Grande Estação Central é um importante centro modal de transportes em Nova Iorque, e é uma estação ferroviária mundialmente famosa. Segundo os dados estatísticos, o número de usuários diário da estação atinge meio milhão de pessoas. A DST pretende expandir mais as fontes do mercado de turismo internacional para Macau, através de actividades promocionais diversificadas.

No ano passado, o número de visitantes dos Estados Unidos que chegaram a Macau ultrapassaram os 180 mil, tornando-se no décimo maior mercado de visitantes para Macau. Este ano, entre Janeiro e Agosto, Macau recebeu 20 milhões de visitantes, de entre os quais 1,76 milhões visitantes internacionais.