Milhares de documentos Macau na Memória do Mundo da UNESCO

Mais de 3.600 documentos oriundos de Macau passaram a integrar o Programa Memória do Mundo da UNESCO na sequência de uma candidatura apresentada em conjunto pelo território e por Portugal.

De acordo com a informação avançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), os mais de 3.600 documentos que integram a colecção “Chapas Sínicas”, propriedade do acervo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Portugal, passaram a integrar a lista do Programa da Memória do Mundo da região Ásia-Pacífico.

A decisão, tomada por unanimidade pelo Comité do Programa da Memória do Mundo da Unesco para a Ásia-Pacífico, foi confirmada pelo Instituto Cultural de Macau, através de comunicado.

No total, o comité adicionou mais 14 itens ao registo regional do Programa Memória do Mundo, segundo a informação disponibilizada pela UNESCO. Entre eles estão também os “arquivos e manuscritos do templo Kong Tac Lam de Macau (1645-1980)”.

Portugal e Macau juntaram esforços para apresentar em Outubro passado uma candidatura conjunta de cerca de 3.600 documentos ao registo da Memória do Mundo da UNESCO.