Inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra

No próximo dia 4 de Julho, às 15 horas, vai ter lugar a cerimónia de inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (UC), que se realiza nas suas instalações, localizadas no Colégio de Jesus.

A UC tem uma história secular de relações com a China, que começou com a localização nesta cidade do primeiro colégio Jesuíta no século XVI, onde muitos dos missionários destinados ao oriente estudaram. Séculos de contactos com a China deixaram nas colecções da UC inúmeros documentos e objectos que constituem um património relevante.

Actualmente, a UC é um polo de atracção de muitos estudantes chineses que querem aprender a língua e a cultura portuguesas “sendo também crescente o número de estudantes da UC que estudam a língua e a cultura chinesas”.

Neste contexto a UC promove, no dia 5 de julho e por ocasião da inauguração do Instituto Confúcio, um encontro de Institutos Confúcio dos Países da CPLP, que debaterão o ensino de Chinês a Luso-falantes. “O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra reúne todas as condições para contribuir para a difusão da língua e cultura chinesas, para a melhoria significativa do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal e para a qualificação dos profissionais portugueses que a exercem entre nós, bem como para a formação de todos os interessados em aprofundar as relações entre Portugal e a China”, pode ler-se no comunicado de imprensa.