Aeroporto de Macau superou os 600 mil passageiros mensais

Mais de 600 mil passageiros passaram pelo aeroporto de Macau em Julho, um recorde nos mais de 20 anos de história da infra-estrutura, revelou a Companhia do Aeroporto de Macau.

A média diária de Julho superou os 19 mil passageiros, mais 20% do que no mesmo mês de 2015, segundo um comunicado da administração do Aeroporto Internacional de Macau, que foi inaugurado em Dezembro de 1995, quando a cidade era ainda administrada por Portugal.

Mais de 4.900 aviões passaram pela pista do aeroporto de Macau em Julho, mais 2% do que há um ano.

O sudeste asiático continuou a ser a origem e destino da maioria dos voos (43% do total), seguindo-se a China continental (30%) e Taiwan (27%).

No final de Julho, havia cerca de 1.400 voos por semana no aeroporto de Macau operados por 30 companhias aéreas para 42 destinos.

O Aeroporto Internacional de Macau já havia fechado 2015 com um recorde anual de mais de 5,8 milhões de passageiros, um aumento de 6,4% comparativamente a 2014, segundo dados revelados em Janeiro.

O movimento de aeronaves foi superior a 55 mil – mais 6% face ao ano anterior –, enquanto o volume de carga transportada superou as 30 mil toneladas, reflectindo uma subida de 4,5%.

A Companhia do Aeroporto de Macau (CAM) atribuiu o recorde atingido em 2015 ao impulso do mercado turístico do Sudeste e do Norte da Ásia, que teve uma quota superior a 40%.

A China representou no ano passado um terço do mercado global de passageiros, enquanto Taiwan teve uma fatia de 27%, segundo a CAM.

Duas décadas após a inauguração do Aeroporto Internacional de Macau, só a companhia aérea portuguesa TAP realizou voos de longo curso de e para o território, mas apenas durante 30 meses, uma realidade que dificilmente se irá inverter.