Canal em português da rádio de Macau com mais quatro horas de emisão diária

O canal de rádio em português da Teledifusão de Macau (TDM) alargou a sua emissão em quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, para se "adequar melhor" à realidade actual do território.

A nova emissão, que passa a estender-se até à meia-noite durante a semana, pretende “transmitir um pouco melhor a realidade de hoje” da cidade, explicou à Lusa Gilberto Lopes, chefe da Rádio Macau, destacando que haverá mais informação e novos programas com o objectivo de “alargar o serviço público” que o canal presta em Macau e a quem a ouve fora do território.

Por outro lado, há o objectivo “de pôr as pessoas” que vivem em Macau a comentar e reflectir “sobre outros assuntos”, acrescentou. Gilberto Lopes sublinhou, a este propósito, que passará a haver, por exemplo, um programa sobre política internacional, mais opinião e parcerias com instituições da sociedade civil, como universidades ou fundações.

Com o novo horário e os novos conteúdos, existe também a expectativa de alargar a audiência da rádio, disse Gilberto Lopes, que explicou que não há dados sobre números ou perfis de ouvintes dos meios de comunicação social em Macau.

A “experiência” indica que a audiência da Rádio Macau “tem um perfil muito alargado” no território, segundo Gilberto Lopes. Já fora de Macau, via Internet, quem ouve o canal é a comunidade macaense que domina o português e outras pessoas que passaram pela cidade e de alguma forma continuam ligadas ou a manter o interesse no território.

A Rádio Macau, um dos canais da TDM (a rádio e televisão pública de Macau), passa assim a emitir entre as 7h e a meia-noite, de segunda a sexta-feira (até agora a emissão terminava às 20h).

Aos fins de semana, a emissão continuará a começar às 8h e haverá uma “abertura a outras comunidades”. Assim, passará a haver uma hora de emissão na língua oficial das Filipinas e ao domingo mantém-se o programa de duas horas na língua oficial da Indonésia.

Nas horas sem emissão local, a antena da Rádio Macau transmite a emissão da portuguesa Antena 1.