Lisboa acolhe Fórum do Livro de Macau

A Associação Amigos do Livro em Macau vai realizar nos próximos dias 24 de Outubro e 3 de Novembro o Fórum do Livro de Macau em Lisboa, cujo programa inclui o lançamento de três obras.

Descrita como “a maior acção de promoção do livro e da literatura de Macau dos últimos 30 anos”, a iniciativa, cujo programa inclui uma feira do livro, conferências e debates, realiza-se em Portugal porque “os livros em português devem ser promovidos nos sítios onde se fala português”.

“O que acontece é que qualquer edição que se faça aqui [em Macau] – por maior interesse que tenha – não vende mais do que 100 exemplares e o que está em causa – e sempre esteve – quer agora com a associação e, no meu caso, com a editora [Livros do Oriente] não é vender, é chegar às pessoas”, sublinhou o presidente da Associação Amigos do Livro em Macau, na conferência de apresentação do programa.

 

O fórum arranca no próximo dia 24 de Outubro, com a inauguração de uma feira do livro, com obras de e sobre Macau, realizando-se no mesmo dia, desta feita, no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) a sessão oficial de abertura da semana do livro.

Esta antecede duas conferências: a primeira, sobre livros e leituras de Macau nos séculos XVI e XVII, que vai estar a cargo do presidente do CCCM, Luís Filipe Barreto, e uma segunda, intitulada “O Delta Literário de Macau”, a ser proferida por José Carlos Seabra Pereira, autor da obra com o mesmo nome, recentemente galardoado com o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Três obras serão lançadas durante o fórum: “Espíritos”, de Shee Va, (dia 25 de Outubro), “Macau Histórico e Cultural”, de António Aresta (dia 26) e ainda “Arquivo das Confissões/Bernardo Vasques e a Inveja”, de Carlos Morais José, (dia 31), a qual vai contar com a apresentação de Ana Paula Laborinho, presidente do Camões – Instituto da Língua e da Cooperação.

Destaca-se ainda uma sessão sobre os poetas de Macau, com especial evocação de Camilo Pessanha, na Fundação Casa de Macau em Lisboa, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, também ele poeta, a ter lugar a 29 de Outubro.

No dia anterior, sobressai uma palestra, por Han Lili, docente do Instituto Politécnico de Macau, que irá apresentar uma panorâmica da actual literatura chinesa em Macau, dado que um dos objectivos da Associação Amigos do Livro em Macau passa também por “tentar entrar na literatura chinesa de Macau, conhecê-la e tentar, quanto possível, divulgá-la para que possa ser traduzida”.

Depois de 3 de Novembro, o Fórum do Livro de Macau vai ter uma extensão a Coimbra, cujo programa inclui a apresentação de um livro sobre os 15 anos da imprensa de língua portuguesa em Macau, após a transferência do exercício de soberania de Portugal para a China, em 1999, de João Figueira.

Trata-se do primeiro grande evento da Associação Amigos do Livro em Macau que pretende que a iniciativa tenha carácter anual.

Criada em 2005, a associação retomou a sua actividade este ano com o objectivo renovado de “fazer chegar o livro a todos”.