IPOR lança guia trilingue de termos médicos

O Instituto Português do Oriente (IPOR) lança na quinta-feira o primeiro guia trilingue (português, chinês e inglês) de termos médicos, pensado para servir profissionais de saúde, doentes e estudantes em Macau.

O “Guia Lexical Trilingue para a Saúde” reúne 5.700 entradas de termos médicos, com o português como língua de partida, e abrange diversas áreas, como pediatria, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, psiquiatria, entre outros.

O projecto foi elaborado com o apoio da Associação de Médicos de Língua Portuguesa e da Associação de Cardiologia de Macau.

Mário Évora, cardiologista e presidente da associação da sua especialidade, admite que o guia pode servir tanto utentes como médicos, mas salienta a especial utilidade para os profissionais de saúde de língua portuguesa. “Lidamos com uma população maioritariamente chinesa, que muitas vezes nos chega com relatórios, dizem que o médico [chinês] deu determinado diagnóstico. Quando são termos complicados, as próprias enfermeiras têm dificuldade em traduzir”, explicou à Lusa.

“Os grandes beneficiados são os profissionais de saúde que têm doentes que vêm da China com relatórios, com conclusões”, sublinhou, indicando que por vezes o apoio de enfermeiros e colegas de língua chinesa não é suficiente.

Também para os doentes que “gostam de se informar sobre os diagnósticos” pode ser útil. “Se têm alguma coisa escrita em português, veem logo o que é”, apontou.

Mário Évora elogiou ainda o facto de a obra, que diz ser “muito completa”, ter sido produzida em Macau. “Julgo que é de destacar essa identificação do problema aqui em Macau e que foi resolvido aqui, não temos de recorrer a traduções de outras coisas que passaram de inglês para chinês, feitas em Hong Kong. É uma obra nossa”, frisou.

Em comunicado, o IPOR salientou que o “Guia Lexical Trilingue para a Saúde” partiu da “identificação das situações comunicativas mais correntes e frequentes na interacção paciente-médico”, bem como termos essenciais sobre o corpo humano, doenças mais comuns, exames médicos, diagnóstico e equipamentos.