Exposição de fotografia dos 150 anos do nascimento de Sun Yat Sen patente ao público

Para comemorar o 150.º aniversário de Sun Yat Sen e aprofundar o conhecimento da sociedade sobre a história da sua vida e relações com Macau, o governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) apresenta, de 22 de Outubro a 13 de Novembro, a "Exposição de Fotografia Comemorativa dos 150 Anos do Nascimento do Dr. Sun Yat Sen".

A exposição é organizada pelo Governo da RAEM, co-organizada pelo Gabinete do Chefe do Executivo e Gabinete de Comunicação Social, com os apoios do Comité Organizador das Actividades Comemorativas dos 150 Anos do Nascimento do Dr. Sun Yat Sen composto por Diversos Sectores da Sociedade de Macau e da Casa Memorial do Dr. Sun Yat Sen de Cuiheng.

Conta com cerca de 270 fotografias que descrevem a vida, os momentos históricos e as relações de Sun Yat Sen com Macau assim como textos e gráficos que testemunham o seu contributo para a independência da nação, desenvolvimento social e o melhoramento do bem-estar da população.

No local a exibição estará dividida em duas partes: A primeira apresenta os acontecimentos biográficos de Sun Yat Sen relacionados com os grandes eventos históricos e as mudanças sociais para demonstrar as ideia s e metas ambiciosas do renascimento chinês e testemunha-se ainda o seu empenho em unir os chineses ultramarinos para revitalizar a nação chinesa; A segunda parte reflecte as relações estreitas de Sun Yat Sen com Macau, que para ele, foi uma porta para o mundo exterior, um local importante para as actividades revolucionárias, bem como, um local onde viveu com os seus familiares. Ao mesmo tempo, os ideais e grandes feitos de Sun Yat Sen contribuíram para que se escrevesse uma página brilhante na história de Macau, as quais deixaram um espírito e património cultural importantes.

A exposição conta ainda com duas zonas específicas, nomeadamente, uma onde são transmitidos vídeos da caminhada de Sun Yat Sen, em Macau e outra onde se encontram objectos comemorativos, das instalações e locais de homenagem a esta ilustre figura histórica, no sentido de adicionar interesse ao evento.

A « Exposição de Fotografia Comemorativa dos 150 Anos do Nascimento do Dr. Sun Yat Sen » estará patente ao público, de 22 de Outubro a 13 de Novembro, no Átrio Principal do Fórum de Macau, das 10 às 19h, com entrada gratuita. Para conhecer melhor todo o contexto, o Instituto Cultural disponibiliza visitas guiadas a todos os visitantes.