Carros com matrícula de Macau podem circular na Ilha da Montanha a partir de Dezembro

Os carros com matrícula de Macau vão poder passar a circular na Ilha da Montanha, zona chinesa adjacente, a partir de 20 de Dezembro, confirmou o Governo.

O anúncio foi feito pelo secretário para a Segurança durante o debate sectorial das Linhas de Acção Governativa na Assembleia Legislativa. Wong Sio Chak lembrou que desde que a negociação com a China passou para a sua tutela (estava anteriormente com o secretários dos Transportes e Obras Públicas), este ano, reuniu com vários representantes da província vizinha de Guangdong.

“A 21 de Junho assinámos um acordo sobre a entrada de veículos de Macau na Ilha da Montanha. Em Julho o nosso grupo especializado encetou diálogo com serviços congéneres de Zhuhai [cidade a que pertence a Ilha da Montanha]. Arranca a 20 de Dezembro. Daqui a dois dias o governador de Zhuhai vai falar connosco para os acordos finais”, disse.

A 20 de Dezembro assinala-se o 17.º aniversário da transferência da administração de Macau de Portugal para a China.

Devido à escassez de espaço, Macau tem vindo a ocupar território na Ilha da Montanha. Em 2013 começou ali a funcionar a Universidade de Macau, numa área de um quilómetros quadrado que fica sob jurisdição de Macau durante os 40 anos do arrendamento.

Na Ilha da Montanha funciona também o Parque Industrial de Cooperação Guangdong-Macau, onde operam projectos de Macau. No ano passado o Governo anunciou, por exemplo, a criação de um apoio financeiro para jovens de Macau que pretendam abrir negócios na zona. Este ano abriu a primeira ‘joint venture’ entre escritórios de advogados de Macau, Hong Kong e China e o banco BNU planeia abrir até ao final do ano uma sucursal na Ilha da Montanha.

Apesar de Macau ser uma Região Administrativa Especial da China, os carros com matrícula de Macau não podem entrar no continente chinês livremente, só podendo cruzar a fronteira aqueles que têm dupla matrícula.