Macau atribui mais alta condecoração da região a ex-secretário

O Chefe do Executivo de Macau vai agraciar o seu ex-secretário para os Assuntos Sociais e Cultura Cheong U e o antigo deputado Lei Pui Lam com a mais alta condecoração da Região Administrativa Especial.

A “Lótus de Ouro” de 2016 vai ser atribuída a Cheong U, que foi Comissário Contra a Corrupção e secretário para os Assuntos Sociais e Cultura; e a Lei Pui Lam, ex-deputado à Assembleia Legislativa ligado ao sector da Educação; ao passo que a “Lótus de Prata” vai para o deputado e empresário Kou Hoi In e para Van Kuan Lok, da área da Educação.

A lista, que inclui 36 individualidades e entidades que vão receber medalhas e títulos honoríficos em Janeiro, ‘encolheu’ relativamente ao ano passado, quando foram agraciadas mais de 60 personalidades, incluindo três ex-secretários com o principal galardão.

Segundo a lista, divulgada pelo gabinete do porta-voz do Governo, as medalhas de mérito profissional vão ser atribuídas este ano à Direcção dos Serviços de Identificação e a Cândida Pires, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, onde lecciona há 28 anos.

Já pelo mérito industrial e comercial serão distinguidos Ho Ioc Tong e a empresa centenária portuguesa F. Rodrigues, ligada ao sector da importação.

Maria Helena de Senna Fernandes, actualmente directora dos Serviços de Turismo, e Francisco Xavier Lou Chi Seng, que esteve 20 anos ao serviço como cozinheiro no Palácio da Praia Grande, vão receber a medalha de mérito turístico.

A medalha de mérito educativo vai para uma outra dirigente – Leong Lai, que está à frente da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude – e para a Universidade de Macau, fundada em 1981; bem como para a Escola da Associação para Filhos e Irmãos dos Agricultores, criada em 1956; e para Ip Hong Kit, docente há 36 anos na Escola dos Moradores do Bairro do Patane.

A medalha de mérito cultural vai para a Associação dos Artistas de Belas-Artes de Macau, criada há 60 anos, e para Mio Pang Fei, artista plástico chinês que, no ano passado, representou Macau na Bienal de Veneza.

Três associações vão ser distinguidas com a medalha de mérito altruístico (Associação de Bem-Estar dos Moradores de Macau, Associação dos Amigos da Caridade de Macau e Associação dos Familiares e Encarregados dos Deficientes Mentais de Macau).

A Associação Geral de Wushu de Macau, constituída em 1998, Mário Ferreira Sin, actual director das provas de automóveis da Comissão do Grande Prémio de Macau, e Lau Vai Hong, octogenário ligado ao sector da pesca e às artes marciais chinesas, vão ser condecorados com a medalha de mérito desportivo.

A medalha de valor vai para o Grupo de Vacinação para a Prevenção de Doenças dos Serviços de Saúde e para o Comissariado de Trânsito da PSP; enquanto a de dedicação para a intérprete-tradutora Maria do Céu Hung, para o conservador e notário Vicente João Monteiro, e para o inspector da PJ Porfírio Zeferino de Souza.

Outras quatro individualidades vão ser agraciadas com a medalha de serviços comunitários; enquanto duas equipas de escolas e dois estudantes com o título honorífico de valor.