Documentário sobre portugueses em Macau exibido no Museu do Oriente

O documentário “Portugueses em Macau, o outro lado da história”, de Carlos Fraga, sobre a realidade da comunidade portuguesa radicada naquele território, vai ser exibido a 7 de Janeiro no Museu do Oriente, em Lisboa.

De acordo com o museu, no âmbito do programa que explora a relação entre Portugal e Macau também está previsto um concerto de homenagem a Fernando Pessoa, pela banda macaense Sunny Side Up, no dia 12 de Janeiro.

“Portugueses em Macau, o outro lado da história” é o segundo de uma série de cinco documentários que o realizador português Carlos Fraga está a criar sobre Macau.

Neste documentário, o realizador procura mostrar a realidade da actual comunidade portuguesa radicada neste território, através de entrevistas a expatriados.

Em Janeiro deste ano, Carlos Fraga exibiu no mesmo museu o primeiro documentário da série, intitulado “Macaenses em Lisboa, ilusão ou realidade”, indicando, na altura, em declarações à agência Lusa, retratar a vida e percurso de uma comunidade “muito particular”.

Após a exibição do novo documentário, marcada para as 17h, de 7 de Janeiro, no Museu do Oriente, segue-se um debate que conta com a participação do realizador.

No dia 12 será a vez dos Sunny Side Up subirem ao palco do Museu do Oriente, às 21h, para apresentarem o seu segundo álbum, “Pessoa”, composto por dez poemas de Fernando Pessoa musicados pela banda.

Este projecto tem como objectivo “dar a conhecer o trabalho cultural e pedagógico que se desenvolve em Macau, tendo o álbum sido concebido com o intuito de sensibilizar os alunos portugueses e os alunos chineses estudantes de Português para a cultura portuguesa através da poesia e da música”, segundo a programação.

O concerto conta com o apoio da Casa de Portugal em Macau, da Direcção dos Serviços de Turismo de Macau, da Fundação Jorge Álvares e da Fundação Stanley Ho.