Chefe do Governo de Macau lamenta morte de Mário Soares

O Chefe do Executivo de Macau lamentou a morte de Mário Soares, “um líder de excelência” que “contribuiu para o impulsionamento do diálogo entre a China e Portugal”.

“É com sincero respeito que expresso o meu pesar sobre o falecimento do ex-Presidente da República portuguesa, Dr. Mário Soares, e endereço as mais sentidas condolências à sua família”, disse Chui Sai On, numa nota divulgada.

Segundo o Chefe do Executivo, “além de ter sido um líder de excelência”, Soares “também manteve relações estreitas com Macau” e “contribuiu para o impulsionamento do diálogo entre a China e Portugal no que diz respeito a assuntos relacionados com Macau.”

“Deste modo, após o seu falecimento, a sua ausência será profundamente sentida”, remata o comunicado.

Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de Dezembro.

O Governo português decretou três dias de luto nacional.

Nascido a 7 de Dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do Partido Socialista.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respectivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.