Macau avança este ano com turmas bilingues em duas escolas públicas

Photo Tom Cruze/For the Signal Chinese exchange student Zhifan (Mary) He (L) gets some help with an in-class exercise from students Mila Boyd (R) and Reese Watt (C) in Claudia Kirk's combined 2nd and 3rd grade class at Castaic Elementary School. 117
Os serviços de educação de Macau vão criar, no ano lectivo 2017/2018, pela primeira vez, turmas bilingues em duas escolas públicas, como meio de incentivar a formação de quadros que dominem o português e o chinês.

Segundo um comunicado da Direcção de Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), “com o intuito de formar prioritariamente talentos bilingues excelentes para o Governo da Região Administrativa Especial de Macau”, está planeada a criação de “uma ou duas turmas em português e chinês”, no primeiro ano do ensino primário e do secundário na Escola Oficial Zheng Guanying, e no primeiro ano do ensino primário na Escola Primária Luso-Chinesa da Flora.

A criação de novas turmas será estendida anualmente até ao terceiro ano do ensino secundário complementar, explica a DSEJ.

Estas turmas, diz o comunicado, “poderão quebrar a metodologia de ensino tradicional, adoptando uma concepção curricular e pedagógica flexíveis, com línguas veiculares de mandarim e português”. Além disso, “as escolas disponibilizarão currículos e medidas complementares especiais para alunos principiantes de português e inscritos nas turmas bilingues do primeiro ano do ensino secundário geral, fundando neles as bases da língua portuguesa”.

Desta forma, a DSEJ espera que os finalistas destas turmas tenham melhores condições para continuar os seus estudos no ensino superior “relacionados com as línguas chinesa e portuguesa”, apontando como exemplos os cursos de direito, tradução e interpretação, relações externas, administração pública, entre outros, “de modo a contribuírem em prol da construção de Macau”.

Apesar de português e chinês serem línguas oficiais – e toda a máquina administrativa funcionar nos dois idiomas – são poucos os residentes de Macau que dominam as duas línguas.