Macau lidera comitiva ao Brasil e Portugal para intercâmbio sobre protecção ambiental

Uma comitiva de 50 membros, liderada pelo presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), inicia no domingo, dia 5, uma visita ao Brasil e a Portugal de intercâmbio sobre protecção ambiental.

Segundo um comunicado oficial, a visita, organizada pelo Governo de Macau e que decorre até dia 12, tem lugar no âmbito das negociações comerciais, principalmente nas áreas de investigação e intercâmbio sobre protecção ambiental e gestão de águas marítimas.

A visita, que se destina a representantes das nove províncias do Grande Delta do Rio das Pérolas e das duas Regiões Administrativas Especiais de Macau e de Hong Kong (conhecido como grupo “9+2”), tem como objectivo “o fortalecimento do papel de Macau como plataforma entre a China e os países de língua portuguesa”.

A comitiva deslocar-se-á primeiro ao Brasil, com o programa a incluir uma visita à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério do Planeamento, Orçamento e Gestão, bem como a projectos de protecção ambiental da zona do Rio Amazonas.

Estão também previstos encontros de intercâmbio com empresas do domínio da protecção ambiental, à semelhança do que vai suceder em Portugal. No caso da visita a Portugal não são, no entanto, facultados mais detalhes sobre a agenda da delegação.

Na mesma nota, o Governo de Macau refere que, “no desempenho das suas funções como plataforma”, tem “envidado esforços para desenvolver relações de cooperação económica e comercial diversificadas” entre a China e os países de língua portuguesa.

A organização da visita decorre nomeadamente do objectivo de concretizar as medidas anunciadas, no ano passado, pelo primeiro-ministro da China, durante a sua deslocação a Macau, por ocasião da conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre os Países de Língua Portuguesa.

Segundo o mesmo comunicado, tem ainda em conta as orientações do Conselho de Estado chinês sobre o aprofundamento da cooperação regional do Grande Delta do Rio das Pérolas e o sumário da última Cimeira de Líderes da Cooperação da Região do Grande Delta do Rio das Pérolas, que decorreu em Junho.

O presidente do IPIM, Jackson Chang, lidera a delegação que inclui, entre outros, o sub-chefe da divisão de política e cooperação regional da secretaria regional da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma da China, Li Chungen, e o presidente da associação de ciência ambiental da província de Sichuan, Jiang Xiaoting.

O assessor do gabinete do Secretário para a Economia e Finanças de Macau Wong Sin Man, o sub-secretário do secretariado do Grande Delta do Rio das Pérolas e o sub-chefe da comissão provincial para o desenvolvimento e reforma da província de Guangdong, Zhong Ming, também integram a comitiva, cujos restantes elementos pertencem a serviços da área da protecção ambiental do “9+2”.