Macau lança plataforma ‘online’ para promover negócios na área ambiental

O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) vai lançar na sexta-feira a plataforma 'online' "Green Exchange", para promover negócios na área ambiental e “impulsionar a economia verde”.

O projecto será lançado durante a 10.ª edição do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF, na sigla inglesa), que começa na quinta-feira, mas tem carácter permanente.

O objectivo é “impulsionar o desenvolvimento da economia verde” e “criar mais oportunidades de negócio” na região do Delta do Rio das Pérolas, em que Macau está inserida, de acordo com o IPIM, promotor do projecto.

Apesar deste projecto contar com o apoio da Câmara de Comércio Europeia e da Associação da Indústria de Proteção Ambiental da Província de Guangdong, entre outras associações, vai estar aberto a participantes de todo o mundo. “Não é só para Macau ou para a região do Delta do Rio das Pérolas ou Europa. Toda a gente pode aceder”, incluindo os países de língua portuguesa, frisou o presidente do IPIM, Jackson Chang.

“Esta plataforma contribuirá para dar um impulso ainda maior ao desenvolvimento da economia verde na região, criando mais oportunidades de negócio, promovendo a transferência de tecnologia e resultando na concretização de benefícios multilaterais”, disse.

“Imaginem que Portugal tem um projecto, está à procura de compradores, pode colocá-lo na plataforma”, esclareceu.

Esta plataforma de contactos ‘online’ para projectos ambientais “não é só para comprar, é também para projectos de investimento, para compradores e importadores”, disse Chang.

Os participantes podem ser empresas ou departamentos governamentais, acrescentou.