Macau discute futuro do turismo em encontro internacional na China

Macau participa até sábado na assembleia geral da Organização Mundial de Turismo (OMT) para discutir a situação do sector e a sua relação com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, anunciou a tutela.

A reunião da 22.ª edição da assembleia geral da OMT decorre na província chinesa de Sichuan, no oeste da China.

Em comunicado, os Serviços de Turismo informaram que o território está a participar na assembleia geral enquanto membro associado para “elevar a participação de Macau em organizações internacionais de turismo, e troca de ideias sobre o turismo e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A assembleia geral da OMT realiza-se de dois em dois anos. O encontro deste ano teve a inscrição de mais de 1.300 representantes de delegações de mais de 130 de países e regiões.

Na terça-feira foi inaugurada em Chengdu a Aliança Mundial de Turismo, criada por iniciativa da China, uma cerimónia que contou com a presença dos dirigentes, ministros e representantes que participam na assembleia geral da OMT.

Macau tem cerca de 30 quilómetros quadrados e recebe mais de 30 milhões de turistas.

O território, que tem nos casinos o principal motor da economia, é membro associado da OMT deste 1981.

Em Macau está a decorrer até sexta-feira a 40.ª edição da feira PATA Travel Mart 2017, o primeiro grande evento de turismo a nível internacional depois da passagem do tufão Hato.

Mais de um milhar de delegados em representação de mais de 60 destinos estão no território para contactos e negócios no sector, contando também com participantes institucionais e académicos de vários países.

O Governo de Macau aposta na construção de um centro mundial de turismo e lazer no território que, em 2016, recebeu 30,95 milhões de visitantes, a maioria dos quais do interior da China.