AIPIM torna-se membro associado da Federação Internacional de Jornalistas

A Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau (AIPIM) anunciou ter sido aceite como membro associado da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

“É uma enorme honra e uma nova responsabilidade” para a AIPIM, que se torna na primeira associação de jornalistas de Macau a aderir à maior e mais importante organização internacional de jornalistas, afirmou à Lusa o presidente da AIPIM, José Carlos Matias.

“Esta adesão é uma nova página que se abre na existência da AIPIM”, revestindo-se de um significado especial não apenas para os sócios da AIPIM, mas também para toda a comunidade jornalística da Região Administrativa Especial de Macau, acrescentou.

Este reconhecimento internacional vem reforçar o papel activo da AIPIM na defesa da liberdade de imprensa, do acesso à informação, do direito à informação, dos direitos dos jornalistas e dos valores da ética e deontologia do jornalismo, sublinhou.

José Carlos Matias lembrou que a AIPIM apresentou uma candidatura à adesão à FIJ em 2012 e pela segunda vez em Setembro passado, acrescentando que a associação vai agora “ver os próximos passos para formalizar esta adesão”.

A decisão da FIJ foi tomada no passado fim-de-semana, em Tunes (Tunísia), durante a reunião da comissão executiva.

A FIJ representa actualmente cerca de 600 mil membros em mais de 140 países e regiões.