Acordo entre Universidade de Macau e Instituto Superior Técnico

A faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau (UMAC) e o Instituto Superior Técnico (IST) de Portugal celebraram um acordo de articulação de cursos de licenciatura e mestrado.
Ao abrigo deste acordo, a UMAC vai seleccionar estudantes do terceiro ano de licenciatura do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que serão admitidos directamente em cursos de mestrado ministrados pelo IST, com duração de dois anos, de acordo com um comunicado da instituição de ensino superior de Macau.

No âmbito desse programa, os estudantes que concluírem, “com aproveitamento, três anos de estudo na UMAC e mais dois anos no IST, será atribuída a licenciatura pela UMAC e o mestrado pelo IST, ambos da área da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, um mecanismo que lhes permitirá uma redução de pelo menos um ano de estudo, em comparação com a duração dos cursos de mestrado tradicionais”, indicou.

O lançamento deste programa permite “aos estudantes da UM concluir (…) os estudos de mestrado em universidades de classe mundial, elevando assim a sua competitividade internacional, não só na própria área de especialização mas também nas vertentes da língua estrangeira e da multiculturalidade”, segundo o comunicado.

Fundado em 1911, o IST tem desenvolvido várias áreas de investigação e desenvolvimento, entre as quais a robótica, telecomunicações, computadores e electrónica.

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UMAC é o único departamento de Engenharia Electrotécnica em Macau e foi acreditado pelo Hong Kong Institution of Engineers (HKIE).