Um fiel companheiro com muito a combater 

O novo Ano do Cão, que arranca no dia 16 de Fevereiro, vai ser dominado pelo elemento Terra na sua forma Yang. Tudo aponta para que seja um ano atribulado, com uma preocupação crescente em relação à segurança global e à preservação do planeta. No entanto, o Ano do Cão também é a melhor altura para uma mudança radical no estilo de vida e para o arranque de novos negócios 

 

 

Texto Mickey Hung*

 

O ano lunar de 2018, que se inicia a 16 de Fevereiro, está sob os auspícios do signo do Cão de Terra e a influência do número 9, que irá deslocar-se para o meio do quadrante Luo Shy, o que significa prosperidade em todas as casas, independente do signo do zodíaco. O potencial financeiro criado pelo número nove indica que 2018 é um bom ano para abrir novos negócios, aumentar os lucros das empresas, construir uma boa reputação ou subir de estatuto social. Acima de tudo, o Ano do Cão de Terra indica que as pessoas terão maior tendência a organizar festas, a celebrar e a aproveitar mais a vida. Será um ano de sorte para os recém-casados.  

Adiar e negligenciar são palavras que não devem fazer parte do seu vocabulário durante este ano. Regenerado, o Cão acelera o início de todas as coisas, o que é bom de forma geral, mas, por outro lado, traz maior stresse e pressão para a vida quotidiana.  

Para os nativos de Cão, 2018 será um ano excelente em termos de finanças, mas a saúde nem sempre sairá beneficiada. Aliás, essa deverá ser uma preocupação constante para todos os signos. As previsões do Almanaque Chinês indicam que este ano as pessoas devem prestar mais atenção à alimentação saudável, praticar actividade física e livrar-se de maus hábitos, sob pena de sofrerem constantemente de pequenas mazelas.  

Os que nasceram sob o signo do Cão (nos anos de 1922, 1934, 1958, 1970, 1982, 1994 e 2006) são pessoas objectivas, que irão esforçar-se sempre para espalhar justiça e bons conselhos. Um pensador construtivo e eficiente, o Cão não se deixa esmorecer perante os desafios quando tem um propósito em mente. O Cão é devoto dos seus próprios ideais, mas ainda assim respeita as regras que se aplicam a todos.  

O Cão é o 11.º animal do zodíaco chinês e está conectado ao último mês do Outono. O ano em que o Cão de Terra masculino casa com o seu signo aponta para duas montanhas lado a lado, o que significa um elemento Terra muito forte. O Inverno chega logo a seguir ao mês do Cão – e o Inverno é o mês da água. Isso quer dizer que caso consiga subir a montanha e chegar ao seu topo, muita sorte está reservada para si no ano de 2019. Para ter um bom Ano do Porco, em 2019, é preciso sair ileso deste Ano do Cão.  

 

 

O ano de acordo com as estações 

Primavera 

De forma geral, os residentes de Macau gostam de ter filhos nos anos do Dragão, do Cão e do Porco. Os bebés nascidos nos anos do Porco Dourado, Dragão Dourado e Cão Dourado são tidos como inteligentes e saudáveis. Este é o Ano do Cão e é o ano do 5.º caule celeste e 11.º ramo terrestre, cuja representação, na teoria chinesa de cinco elementos, é a Terra. A Terra não serve só para cultivar, tem, também, o paradigma de conceber, caracterizando-se como mãe, plena de fertilidade, sendo, nessa perspectiva, um berço para as crianças e um enorme regaço de acolhimento e criação. Nessa faceta, o período de tempo seguinte a 4 de Fevereiro será o melhor momento para engravidar. 

Durante este período os mercados imobiliários e de acções vão manter-se relativamente estáveis, verificando-se factores externos positivos, com as bolsas sempre em alta. Os residentes irão começar a fazer planos para aquisição de habitação própria e/ou para troca da sua actual casa.  

 

Verão 

Prevê-se que este Verão vá decorrer com alguma anormalidade. Cinco estrelas amarelas no Norte encolerizam-se. Poderão ocorrer graves problemas de saúde pública, podendo surgir vários vírus de origem desconhecida provenientes, possivelmente, dos países do Noroeste. Durante este período não é aconselhável viajar para o exterior. Dever-se-á prestar especial atenção ao lar, especialmente a oeste e a norte. Em 2018, acontecerão vários tumultos sociais, pelo que as pessoas andarão mais agitadas e substancialmente nervosas. No contexto geopolítico, poderão eclodir alguns rudes confrontos entre alguns países.  

 

Outono 

Devido à “estrela que representa os funcionários do governo” se encontrar em posição de continuada contenda e agitação perversa, prevê-se a existência de várias reivindicações entre muitos funcionários de nível superior, agravamento da situação no Médio Oriente e na Coreia do Norte e queda do mercado de acções. Muitos residentes vão sentir energias negativas durante esta fase menos positiva. Apesar de parecer algo estranho, mais bebés vão nascer depois do Outono e os pais vão sentir-se efusivos com os seus recém-nascidos, desanuviando, assim, o mal-estar pelos vários conflitos sociais e políticos que vão ocorrendo.  

 

Inverno 

Haverá uma valorização do renminbi. O mercado de acções vai entrar numa fase de compensação e ajustamento. Afinal, o Cão sempre é o melhor amigo do homem e apesar do cansaço e do desgaste após um ano de turbulência, felizmente, no final do ano a Estrela Púrpura é auspiciosa e trará, por fim, a paz.  

 

*Mestre de Feng Shui em Macau 

 

 

 

***** 

Números da sorte: 3, 4 e 9 

Cores da sorte: vermelho, verde e roxo 

Flores auspiciosas: rosas e orquídeas 

Personalidades famosas: Madre Teresa, Elvis Presley, Michael Jackson, Donald Trump, Steven Spielberg 

 

 

*****

Perfil do Cão 

De uma forma geral os nativos do signo do Cão são leais e honestos, amáveis, cultos, cautelosos e prudentes. Devido a um forte sentido de amizade e companheirismo, o Cão protege tudo o que considera ser o melhor para as pessoas que lhe são próximas. Os nativos deste signo não são grandes comunicadores, tendo muita dificuldade em exprimir os seus pensamentos e sentimentos. Por isso, muitas vezes as outras pessoas ficam com a impressão de que os nativos do Cão são teimosos e prepotentes. 

Na verdade, os nativos do Cão têm uma característica sempre presente, a sua bondade, sendo muito carinhosos. Não têm tendência para se tornarem criminosos, nem de ganharem a sua vida de forma fácil e duvidosa. Gostam de ter uma vida discreta e tranquila, ao lado de uma família fortalecida. Estão sempre prontos para ajudar os outros e muitas vezes acabam por esquecer-se das suas próprias necessidades. Inúmeras vezes acabam traídos ou enganados, porque nunca desconfiam daqueles a quem prestam ajuda.  

 

 

PREVISÕES SIGNO A SIGNO

 

Rato 

Nascidos em 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996 e 2008 

 

No amor, os nativos de Rato vão ter um ano com poucas mudanças, rasando a monotonia em inúmeras situações. Os casais de namorados poderão viajar para o exterior, aconselhando-se a Europa como destino turístico. O melhor período para viajar será na época da Páscoa. 

Os condutores devem ser especialmente cuidadosos uma vez que as pessoas deste signo estarão sob uma forte influência duma estrela de Leste, que trará consequências negativas para a saúde e a segurança pessoal. 

Os nativos de Rato gostam, pela sua própria natureza, de praticar grandes feitos a fim de sobressaírem sobre os demais. Contudo o tempo adequado para o fazer não chegou ainda. Para mostrar o que valem durante este ano deverão fazê-lo essencialmente de duas formas: não deverão mudar de emprego, dando o seu melhor na sua profissão para manter boas relações no seu local de trabalho e assumindo, em relação às chefias, uma atitude bastante positiva e construtiva, aceitando sempre os desafios propostos. Em segundo lugar, poderão também utilizar um pêndulo de prata para aumentar a sua sorte no trabalho. 

Este será um ano muito positivo no campo amoroso para os nativos de Rato. Homens e mulheres apaixonados poderão encontrar uma oportunidade para se unirem no casamento. Recomenda-se que frequentem regularmente festas ou que façam, por exemplo, voluntariado. Quanto mais conviverem com outras pessoas maior será a probabilidade de encontrarem o seu par ideal. 

 

Cor da sorte: Azul 

Números da sorte: 1, 6  

Direcção de sorte: Sudoeste 

Resolução para 2018: Passado é passado; deixe ir 

 

Amor: **** 

Trabalho: ** 

Dinheiro: ****  

Saúde: ** 

 

 

 

Búfalo 

Nascidos em 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009 

 

Os nativos do Búfalo poderão encontrar pessoas que os queiram prejudicar no trabalho. Seja como for, quem não deve não teme e se mantiverem uma conduta justa e verdadeira, essas investidas em nada os afectarão. Recomenda-se, por outro lado que evitem qualquer tipo de envolvimento emocional com colegas ou chefias. 

Durante este ano, os solteiros provavelmente não irão sentir vontade de se casar, nem tão-pouco de comprar casa ou mesmo de visitar os seus pais. Na verdade, este será um ano de imensa hesitação. Não devem decidir casar apenas por casar. É preferível que deixem que este ano passe e, depois, voltem a equacionar este assunto. 

No plano amoroso este não será um ano muito positivo para os nativos de Búfalo já que irão andar angustiados sob o peso da desconfiança. Se esta situação se mantiver por muito tempo, sugere-se que durante o ano o casal faça uma longa viagem. Desta forma terão oportunidade de aproveitar para dialogar e conhecerem-se mutuamente, ao mesmo tempo que se divertem. 

 

Cor da sorte: Amarelo. 

Números da sorte: 5, 0  

Direcção de sorte: Norte 

Resolução para 2018: Faça escolhas ponderadas 

 

Amor: * 

Trabalho: ** 

Dinheiro: ** 

Saúde *** 

 

Tigre 

Nascidos em 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010 

 

Os que trabalham por conta de outrem e apresentarem os seus planos de desenvolvimento aos seus patrões, irão certamente ser reconhecidos e apoiados. Após a conclusão das tarefas, há a grande probabilidade de os nascidos sob o Tigre serem recompensados, incluindo através de uma promoção. 

Se são donos de um negócio, este ano irão enfrentar problemas como o desrespeito por parte dos empregados. Caso o desrespeito do empregado seja grave, só lhe resta a possibilidade de o castigar para dar um sinal de alarme a todos. 

No campo amoroso poderão surgir algumas reviravoltas, as mulheres deverão estar particularmente atentas. Este ano poderão terminar robustos casamentos devido a fortes desentendimentos. Os solteiros terão oportunidade de conhecer novas pessoas, mas devem fazer um esforço no sentido de evitar conflitos. Se querem preservar a continuidade dos seus relacionamentos terão de ser mais condescendentes.  

 

Cor da sorte: Vermelho 

Números da sorte: 3, 8 

Direcção de sorte: Sul 

Resolução para 2018: Ame intensamente 

 

Amor: ** 

Trabalho: **** 

Dinheiro: **** 

Saúde: ** 

 

 

Coelho 

Nascidos em 1939, 1951, 1963, 1975, 1987, 1999 e 2011 

 

Os nascidos no ano do Coelho vão ter uma oportunidade de mudança no campo profissional, tendo um período especialmente propício para esse efeito a partir de 4 de Fevereiro. Se pretenderem mudar de trabalho este ano, então, deverá fazê-lo no primeiro semestre do ano. 

Os casados não terão um ano muito favorável devido a preocupações e problemas no relacionamento com outras pessoas. Se quiserem preservar a relação é importante que saibam manter-se bem unidos no casamento. 

Entre os ainda não casados, se estiverem apaixonados, se não discutirem por assuntos triviais, então poderão considerar o casamento como hipótese profunda para a sua união futura. 

A nível de finanças pessoais, o mês de Março rondará níveis muito fracos enquanto os restantes meses estarão dentro dos parâmetros normais. No entanto, desde que evitem desperdiçar dinheiro, os nascidos sob o Coelho não terão dificuldades económicas. Poderão enveredar por uma ocupação extra a fim de ganhar mais algum dinheiro e aumentar as suas oportunidades, mas cuidado com o excesso de trabalho. 

Devem ter cuidado com o que dizem, evitando litígios e não interferindo na vida pessoal dos outros. 

O ano inteiro é favorável para adquirir casa e para o casamento. Poderão contar com o apoio dos amigos e a ajuda de benfeitores. O seu entusiamo será grande porque o sucesso, a fama e a fortuna serão evidentes. 

 

Cor da sorte: Verde, azul claro esverdeado 

Números da sorte: 1, 4; números do azar: 3, 6  

Direcção de sorte: Leste 

Resolução para 2018: Colha os bons frutos do ano passado 

 

Amor: **** 

Trabalho: *** 

Dinheiro: ** 

Saúde: ***  

 

 

Dragão 

Nascidos em 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000 e 2012 

 

Este ano, os trabalhadores do signo do Dragão encontrarão dificuldades em evidenciar os seus méritos. A nível de saúde não terão problemas sérios. No entanto, algumas pessoas poderão enfrentar problemas porque, no ano anterior, terão sido negligentes no cuidado consigo próprias. Mas terão oportunidade de recuperar. 

Devem prestar especial atenção à condição física! Só por se sentirem bem não devem encarar essa questão de forma ligeira.  

Homens e mulheres apaixonados precisam de ser cautelosos, evitando brigas desnecessárias. Cada um terá as suas opiniões, que no entanto poderão não coincidir… De qualquer forma, devem respeitar-se e evitar a ocorrência de situações insuportáveis que levem uma das partes a ir procurar uma relação amorosa fora do casamento. No matrimónio, quando o sentimento é severamente destruído dificilmente será recuperado.  

Para os nascidos no ano do Dragão poderão ocorrer lesões causadas por situações acidentais. As mulheres grávidas poderão estar mais propensas ao aborto espontâneo. Se lhes for possível, devem evitar participar em funerais. 

 

Cor da sorte: Vermelho (principalmente nas roupas pessoais) 

Números da sorte: 5, 0  

Direcção de sorte: Nordeste 

Resolução para 2018: Seja mais cuidadoso 

 

Amor: * 

Trabalho: ** 

Dinheiro: * 

Saúde: *  

 

 

Serpente 

Nascidos em 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001 e 2013 

 

Os que não têm um trabalho estável poderão ter agora a oportunidade de mudar de emprego e aí demonstrar, em plenitude, as suas verdadeiras capacidades. Se, este ano, os nativos de Serpente mudarem de trabalho e caírem nas boas graças dos seus chefes terão um ano profissional muito harmonioso e produtivo. Para os que se mantiverem no mesmo emprego, este será também um ano muito satisfatório, bastando apenas a sua dedicação e a sua diligência perante o trabalho para obterem a merecida recompensa. 

No amor, a probabilidade de haver rompimentos será escassa. Pelo contrário, a paixão estará sempre em evidência. 

Os homens terão uma postura menos obstinada e as mulheres estarão mais tolerantes e compreensivas, pelo que não haverá discussões significativas. Assim, uma aura de amor circundará os nativos da Serpente. Este ano eles serão mais favorecidos no amor do que os outros signos do zodíaco. Este será um ano para amar, profundamente! 

 

Cor da sorte: Vermelho 

Números da sorte: 5 e 0  

Direcção de sorte: Leste, nordeste e sudeste. Se viajar para o exterior dê prioridade aos países do Sudeste Asiático, não vá para oeste porque será a posição que lhe poderá trazer problemas financeiros 

Resolução para 2018: Deite fora o que não é necessário para a sua vida 

 

Amor: ** 

Trabalho: * 

Dinheiro: *** 

Saúde: * 

 

 

Cavalo 

Nascidos em 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002 e 2014 

 

De uma forma geral os nativos de Cavalo são um pouco agressivos. Por outro lado, para este ano, paira uma estrela de infortúnio que poderá ser desfavorável à gravidez, pelo que as mulheres que decidirem engravidar poderão enfrentar alguns problemas. Também é possível que as grávidas sofram alguma queda e inerentes ferimentos, portanto um ano nada favorável à opção de engravidar, por todas estas contingências. Aconselham-se homens e mulheres do signo do Cavalo a não planearem, para já, ter filhos. 

Na primeira metade do ano, os resultados escolares ou académicos serão inferiores aos do ano anterior. No período de Maio a Junho, os alunos do ensino básico estarão propensos a descuidar-se nos estudos e a obter resultados insatisfatórios. Os estudantes podem ter que enfrentar problemas inesperados nos seus estudos, levando a uma grande irregularidade no seu desempenho escolar.  

 

Cor da sorte: Verde 

Números da sorte: 2, 7  

Direcção de sorte: Sul 

Resolução para 2018: Tenha mais devoção 

 

Amor: ** 

Trabalho: ** 

Dinheiro: ** 

Saúde: **  

 

 

Cabra 

Nascidos em 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003 e 2015 

 

Se for o responsável máximo de uma loja, empresa ou departamento, felicitamo-lo! Conseguirá prestígio e admiração junto dos seus subordinados, pela sua capacidade organizativa e de gestão, e resolverá, a bom trecho, todos os problemas que lhe surgirem, obtendo assim sucesso a nível profissional. O ano é também muito favorável para os empresários, pois todos irão estar sob uma influência positiva ao longo do ano. 

Pela chegada da “Estrela da Sorte”, a sorte no amor será bastante forte. Os solitários poderão encontrar a sua companhia preferida e, desde que os homens solteiros se consciencializem disso, poderão almejar subir ao altar. As pessoas casadas precisam de aprender a comunicar com os seus parceiros, a entenderem-se e a toleraram-se um ao outro.  

Após o casamento muitos nativos de Cabra, tendem a embrenhar-se no trabalho, deixando para segundo plano a sua vida familiar, o que não será bom para fortalecer a relação. Finalmente, este ano, terão oportunidade de assentar e começar a pensar em ter filhos, já que é um ano propício neste campo. 

As mulheres do signo da Cabra estarão muito fortes e carregadas de uma energia auspiciosa. 

 

Cor da sorte: Cinzento 

Números da sorte: 5, 0 

Direcção de sorte: Sul 

Resolução para 2018: Reavalie a sua vida 

 

Amor: ** 

Trabalho: **** 

Dinheiro: *** 

Saúde: ** 

 

 

Macaco 

Nascidos em 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004 e 2016 

 

Os que trabalham na área dos negócios deverão estar muito atentos aos investimentos, já que este não será um período de muita solidez nessa área. Recomenda-se que desenvolvam todos os esforços em busca do sucesso, mas com verticalidade e rectidão. Se antes de Junho não houver qualquer melhoria, devem experimentar colocar um pouco de jade amarelo num local (da casa ou do escritório) voltado para leste. 

Para os que que trabalham por conta de outrem este será um período de intenso trabalho. Todos conhecem o provérbio “Hoje não se trabalha com afinco, amanhã com afinco se procura trabalho”. Esta é também uma fase de conhecimento e cultura, em que muitos dos nativos de Macaco usarão os seus tempos livres para se dedicarem à leitura ou actividades semelhantes. Se tudo correr bem, poderão ser promovidos na sua actividade profissional. 

Com o surgimento da estrela do infortúnio, este não será um ano bom no campo amoroso, sobretudo para os solteiros. Mas também poderá haver problemas no casamento, que serão uma fonte de mal-estar. 

 

Cor da sorte: Verde 

Números da sorte: 4, 9 

Direcção de sorte: Sul 

Resolução para 2018: Esteja mais atento à sua volta 

 

Amor: * 

Trabalho: *** 

Dinheiro: * 

Saúde: ** 

 

 

Galo 

Nascidos em 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005 e 2017 

 

Os nativos de Galo andarão este ano um pouco confusos. Há a predisposição para se envolverem em relações extraconjugais, o que poderá destruir por completo a sua reputação e trazer graves problemas no seio do casamento. 

Por outro lado, não há a previsão de aparecimento da estrela da fortuna. Assim, no trabalho, tenderá a ser um ano um tanto conturbado. Não serão acatadas, com facilidade, as ideias dos superiores nem os nativos do Galo se mostrarão predispostos a comunicar adequadamente com os colegas, o que reflecte a forte influência da estrela do infortúnio, em toda a sua amplitude. Sem a luz da estrela da sorte, irá inevitavelmente lutar contra um estado depressivo. Recomenda-se que usem uma pulseira de jade verde, para aumentar a energia e combater alguma tendência para estados depressivos. 

Ao nível de saúde, a situação para os membros da sua família não será muito favorável. Por isso serão necessários cuidados especiais com os idosos. 

No entanto, os nativos do Galo não enfrentarão nada de substancialmente grave no que diz respeito à sua própria saúde. 

 

Cor da sorte: Prateado 

Números da sorte: 4, 9 

Direcção de sorte: Sudeste, Oeste 

Resolução para 2018: Seja mais organizado 

 

Amor: * 

Trabalho: * 

Dinheiro: ** 

Saúde: *** 

 

 

Cão 

Nascidos em 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006  

 

Os nascidos sob o signo do Cão poderão encontrar alguns adversários com os quais será mais difícil lidar e interagir. A relação entre superiores e subordinados também não será harmoniosa. Mas de um outro ponto de vista será uma fase favorável para enfrentar os medos e conectar-se intensamente com a religião.  

Os profissionais de artes e indústria cénica estarão muito favorecidos. Os trabalhadores temporários serão frequentemente alvo de tratamentos pouco justos, podendo este ano ver algumas regalias diminuídas ou até mesmo enfrentar o despedimento. 

O decisivo em todas estas situações é o lado psicológico. Devem cultivar uma atitude forte e positiva mas ao mesmo tempo cuidadosa, tolerante e apaziguadora. Não guardar ressentimentos. 

Para os que trabalham na área dos negócios será uma fase de pouca sorte. Os nativos de Cão são devotos trabalhadores, de visão ampla, mas poderão encontrar este ano ambientes de inveja, rancores e ressentimentos. Terão de saber preservar a sua auto-estima e a autoconfiança. Se os seus parceiros forem nativos de Dragão ou de Cabra, deverão prestar atenção às ideias que estes lhe dão. 

Finalmente uma influência negativa poderá criar problemas na vida dos casais.  

 

Cor da sorte: Vermelho 

Número da sorte: 5 

Direcção de sorte: Sul 

Resolução para 2018: Esteja preparado para um novo início.  

 

Amor: ** 

Trabalho: ** 

Dinheiro: * 

Saúde: *** 

 

 

Porco 

Nascidos em 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007  

 

Para os trabalhadores temporários, as oportunidades vão surgir e será importante que as mesmas sejam aprofundadas e concretizadas. Estarão todo o ano sob a protecção da “Estrela Solar”. Poderão ser promovidos a uma posição superior com o apoio de um superior benfeitor, podendo ter efectivamente oportunidades únicas para demonstrar o seu talento e a sua capacidade de trabalho. Devem mobilizar-se para tirar proveito destas raras oportunidades. 

As mulheres não serão tão propensas a receber promoções como os do sexo masculino. Poderá haver problemas de relacionamento, quer no trabalho quer nas amizades, que terão um impacto negativo nos seus estados de espírito. Este não é um ano favorável para a mudança de trabalho ou de carreira, nem para o empreendedorismo. Deverão ser pacientes e aguardar por novos dias para esse efeito.  

No amor, os homens e mulheres pensam agora numa vida mais solitária. O ano não é muito propício ao casamento e para os que estão casados, poderá haver alguma falta de romance e de paixão. Nesses casos, para contrariar essa tendência, uma quebra da rotina, como por exemplo uma viagem, poderá ajudar. 

 

Cor da sorte: Preto 

Números da sorte: 1, 6  

Direcção da Sorte: Noroeste 

Resolução para 2018: Tenha maior consciência das suas capacidades 

 

 

Amor: * 

Trabalho: ** 

Dinheiro:  *** 

Saúde: ***