Última actualização: 2010-06-14 15:46:20
Chefe do Executivo encontra-se com responsáveis de Guangdong
O Chefe do Executivo esteve em Guangdong para um encontro com o secretário do Comité provincial do Partido Comunista Chinês, Wang Yang, e o governador daquela província, Huang Huahua, com o objectivo de impulsionar a cooperação entre Guangdong e a RAEM, bem como acelerar a elaboração do acordo quadro para a Cooperação Guangdong-Macau. Na reunião foi alcançado consenso, explicou o Gabinete de Comunicação Social (GCS) em nota enviada à imprensa, tendo sido estudado e discutido o conteúdo do acordo quadro, que será concluído no fim do corrente mês e, posteriormente, submetido ao Governo Central. Entretanto, as duas regiões vão acelerar a exploração da Ilha da Montanha, no sentido de aprofundar a cooperação no âmbito das indústrias e impulsionar o desenvolvimento conjunto de diferentes sectores de Guangdong e Macau.
Última actualização: 2010-06-10 02:30:19
Responsáveis ministeriais de Portugal e da Tailândia visitam Pavilhão de Macau
O ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal, José Vieira da Silva, e o vice-ministro do Comércio da Tailândia, Veerasak Jinarat, visitaram o Pavilhão de Macau na Expo 2010 em Xangai, acompanhados por Christiana Ieong, coordenadora do gabinete preparatório para a presença do território no certame. De acordo com nota à imprensa do Gabinete de Comunicação Social, os dois governantes foram unânimes nos elogios ao local que dá a conhecer a Região Administrativa Especial aos visitantes de todo o mundo, sublinhando os laços que unem os respectivos países com Macau.
Última actualização: 2010-05-31 19:49:50
Arqueólogos descobrem troço da antiga muralha junto às Ruínas de São Paulo
Uma equipa de arqueólogos da Academia Chinesa de Ciências Sociais, de Pequim, descobriu um troço da antiga muralha junta às Ruínas de São Paulo. De acordo com o Instituto Cultural (IC), que deu conta da notícia em nota enviada à imprensa, o troço da antiga muralha está localizado nas proximidades da parede norte da Fortaleza do Monte. O IC entende que se trata de “uma descoberta de grande valor para a leitura do tecido urbano e interpretação histórica da área”.
Última actualização: 2010-05-31 19:14:41
Macau prepara chegada de pandas
Já começaram as obras no Parque de Seac Pai Van para acolher os pandas gigantes que a China ofereceu a Macau. De acordo com a secretária para a Administração e Justiça, Florinda Chan, as obras estão avaliadas em 80 milhões de patacas e deverão estar concluídas em Setembro próximo. Florinda Chan chefiou a delegação de Macau que participou, em Chengdu, em mais uma reunião do grupo que está a preparar a oferta do Governo Central à RAEM. Os responsáveis da China Interior apresentaram o casal de pandas que virá para Macau - o “717”(macho) e a “710”(fêmea).
Última actualização: 2010-05-31 19:13:21
China e Macau assinam mais um suplemento ao CEPA
Foi assinado o Suplemento VII ao Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre o Interior da China e Macau. O acto aconteceu na RAEM e foi testemunhado pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On. Na cerimónia de assinatura participaram o vice-ministro do Comércio, Jiang Zengwei, e o secretário para a Economia Finanças, Francis Tam. Antes da celebração oficial do acordo, as delegações do Ministério do Comércio e do Governo da RAEM, lideradas por Jiang Zengwei e Francis Tam, respectivamente, tiveram uma reunião a alto nível da Comissão de Acompanhamento Conjunto de 2010 do CEPA. O Suplemento VII ao CEPA integra dois domínios: facilidades no comércio, investimento e serviços.
