Terça-feira, Julho 7, 2020
Inicio Cultura Toda a Ásia em Macau

Toda a Ásia em Macau

Toda a Ásia em Macau

 

Os Jogos Asiáticos em Recinto Coberto são considerados, do ponto de vista do número de pessoas envolvidas, o maior evento desportivo alguma vez organizado em Macau. Entre os dias 26 de Outubro e 3 de Novembro milhares de pessoas, de todo o continente, desde atletas a treinadores, passando por oficiais, jornalistas e outros profissionais ligados à área do desporto, vão estar na Região Administrativa Especial de Macau. Durante nove dias, jovens atletas asiáticos vão competir em 17 modalidades, algumas com traços “exóticos” até para os mais atentos ao fenómeno desportivo.

A semelhança de outros eventos multidesportivos criados nos últimos anos no circuito internacional. os JogosAsiáticos em Recinto Coberto (a primeira edição aconteceu há dois anos em Banguecoque) são fruto do desenvolvimento da prática desportiva no continente asiático.
A Ásia tem vindo a apostar na formação de atletas e na organização de provas de grande dimensão; como os Jogos Asiáticos de Doha, em Dezembro passado, que reuniram, no Qatar e pela primeira vez, os 45 membros que integram o Conselho Olimpico da Ásia, a entidade reconhecida pelo Comité Olimpico Internacional (COI) para organizar eventos desportivos de nível continental e internacional na região.
O facto de ser cada vez maior o número de países na região que reúne condições para a promoção da prática desportiva e o aparecimento de novas modalidades, em muito devido às novas tecnologias e melhoria das condições económicas e sociais, fizeram com que o COI optasse por diversificar e multiplicar os eventos que organiza.

Aos Jogos Asiáticos, que se realizam de quatro em quatro anos, juntaram -se novas competições como os Jogos de Inverno, os Jogos de Praia e os Jogos em Recinto Coberto. Este desenvolvimento é visto como uma forma de permitir aos atletas asiáticos aceder a provas com padrões de exigência internacionais e a promover, em simultâneo, modalidades recentes ou outras disciplinas que, por norma, não se encaixam nos grandes eventos internacionais como os Jogos Olímpicos.

Macau exemplifica diversificação

 

Os Jogos em Macau são disso exemplo. Do programaconstaumroldemodalidadesque, nalguns casos, há uns anos, dificilmente entrariam em altas competições, como é o caso dos jogos electrónicos ou os desportos radicais.
O desporto radical. no evento de Macau, adquire forma, nas suas várias categorias; aparecem as práticas físicas milenares, como é o caso do kilbaddi, e também as disciplinas desportivas com origem na Ásia. É apresentado o hoop sepaktakraw (uma espécie de mistura entre voleibol e basquetebol jogados com todo o corpo), a natação com barbatana, o muay (ou boxe tailandês), o bowling, o kurash do Uzbequistão ou o xadrez.

Atletismo em pista coberta

 

A Federação Internacional de Atletismo situa a origem da modalidade na préhistória.
O atletismo tem evoluído e dado origem a um grande número de disciplinas, sendo praticado em masculinos e femininos por pessoas de todas as idades. Em pista, ao ar livre, na estrada, na montanha e em recinto coberto, são várias as formas de praticar a modalidade.
Em Macau, onde a variante em recinto coberto não tem tradição, foi já feito um evento leste durante este ano a pensar nos jogos, de forma a permitir aos atletas locais sentir as diferenças. O tipo de piso e a dimensão das pistas de Macau fazem com que haja aspectos distintos em relação à vertente mais clássica do atletismo.
Para os espectadores, o recinto fechado confere uma maior espectaculatidade às competições, devido, em muito, à proximidade com os atletas.

Ginástica Aeróbica

 

É uma das modalidades dos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto de Macau virada essencialmente para os mais jovens.Disciplina que exige grande preparação física, a ginástica aeróbica começou por ser uma forma de manter o corpo em forma, mas rapidamente passou para o nível da competição, combinando coreografias de aeróbica com elementos de ginástica.
As primeiras provas tiveram lugar na Ásia e nos Estados Unidos da América, na década de 1980. AFederaçãoInternacional de Ginástica reconheceu oficialmente a disciplina em 1995. Durante as provas, os atletas são avaliados não só pelos movimentos que fazem como também pela força, flexibilidade, coordenação e musicalidade.

Bilhar

 

Disciplina familiar do grande público, é uma modalidade em que se exige mais capacidade de concentração e estratégia do que força física. O bilhar, tal como hoje é conhecido, teve origem no início do século XIX. À semelhança de outras modalidades, o tempo fez com que fosse evoluindo, por um lado, e desse origem a outras variantes. São várias as competições anuais da disciplina, reunindo um grande número de praticantes e de fãs na Ásia.

Bowling

 

Modalidade muito popular tanto ao nível profissional como amador, a origem do bowling perde-se no tempo. Há quem aponte a índia como local onde terá surgido a disciplina, mas foram também encontrados objectos em pesquisas arqueológicas que levam a concluir que era prática no Egipto antigo, no espaço onde actualmente se situa a Finlândia e o Iémen.
A variedade de locais faz com que seja também múltiplas as formas de jogo ao longo dos tempos.
Ao nível da competição, os atletas da modalidade lançam uma bola, com um peso determinado, ao longo de uma pista, sendo o objectivo derrubar os pinos colocados na extremidade oposta.

Xadrez Desportivo

 

Nos 2ºs Jogos Asiáticos em Recinto Coberto de Macau, o xadrez é apresentado em duas categorias distintas: o xadrez internacional e o xadrez chinês. De acordo com a organização, em ambas as categorias o objectivo é capturar o rei do adversário, que na disciplina oriental dá pelo nome de shuai” ou Ujiang”.
A organização dos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto em Macau frisa ainda que o xadrez chinês pode ser considerado como uma das modalidades que retrata com mais exactidão “a sabedoria asiática”.
Dança Desportiva Com grande popularidade na Ásia, a dança desportiva, pelas características que apresenta, faz com que os pavilhões que acolhem as provas estejam cheios de espectadores.
Modalidade olímpica, praticada em todo o mundo, conta com quatro milhões de atletas a nível internacional. De difícil execução, resulta da combinação de habilidades artísticas e pode ser praticada em dois estilos, o standard e a dança latina.

Dança do Dragão e do Leão

 

Actividade física que dispensa apresentações na China, de onde é originária, a modalidade compreende duas disciplinas diferentes e tem um enorme peso simbólico na tradição oriental.
Os atletas têm que executar movimentos complexos e é necessária uma enorme capacidade de cooperação entre os elementos da equipa. O objectivo é vivificar os espíritos do dragão e do leão, o que significa sorte, harmonia e fortuna.

Jogos Electrónicos

 

É uma modalidade pouco convencional e exemplo de como as tecnologias podem estar ao serviço de novas práticas desportivas. Nas competições da disciplina, vence quem reage mais rapidamente a desafios e situações inesperadas, sendo uma modalidade que exige, sobretudo, uma mente bem treinada e muita coordenação motora. Os praticantes têm a mesma noção de desportivismo de atletas de outras modalidades. No evento de Macau, os jogos desta disciplina são todos eles simulações de provas desportivas, como futebol e basquetebol.

Muay

 

É O desporto mais popular da Tailândia e é normalmente designado por boxe tailandês. Há centenas de anos que é praticado, não só no país de origem como em toda a Ásia, sendo único nos desportos de combate por permitir um contacto físico total entre os atletas.
Nos últimos anos, conheceu uma grande expansão a nível internacional, tanto entre espectadores como no crescente número de praticantes.

Desportos Radicais

 

Escalada desportiva, bicicleta stuart, skateboard e patins em linha. São estas as variantes dos desportos radicais que vão ser praticados em Macau.

Modalidade com um grau de espectacularidade muito grande, tem nos mais jovens tanto os praticantes como os fãs. É uma disciplina que desafia o corpo a descobrir os limites e a mente a testar a imaginação.

Hoop Sepaktakraw

 

Faz parte da lista de modalidades com origem na Ásia. Desporto que deriva do tailandês sepaktakraw, é jogado com uma bola e um arco, entre duas equipas de cinco atletas e um suplente. A bola pode ser movimentada com qualquer parte do corpo, sendo o objectivo o remate ao arco do adversário.
Exigindo pouca interactividade, a disciplina põe à prova as habilidades individuais e o controlo da bola.

Hóquei em Recinto Coberto

 

o hóquei em recinto coberto tem, como origem, o tradicional hóquei em campo.
A menor dimensão do campo em que é praticado exige uma maior habilidade no controlo da bola. Desenvolvido na Europa na segunda metade do século passado, foi reconhecido pela federação internacional da modalidade em 1968.
Embora haja torneios regulares da modalidade desde 1972, a primeira competição mundial realizou-se apenas em 2003.

Natação em piscina curta

 

Tal como o atletismo, a origem da natação perde-se na história. Desenhos da Idade da Pedra no Egipto retratam lia cave dos nadadores”. Existem referências bibliográficas que datam de 2000 a.c., mas o primeiro livro sobre a modalidade é do século XVI, de um autor germânico.

As competições na Europa começaram no início do século XIX.

 

A natação integrou os prim.ci:ros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896 e, como noutras práticas milenares, foi sofr’endo alterações à medida que aumentou o conhecimento do corpo e surgiram novas tecnologias. Nos Jogos Asiáticos em Recinto Coberto, as provas vão ser realizadas na piscina de 25 metros, o que eldge mais velocidade, pelo maior número de viragens que os atletas têm que fazer.

Natação com barbatana

 

Disciplina com reconhecimento internacional recente, as primeiras tentativas de natação com barbatana datam de 1927.
Doze anos depois, em França, realizouse a primeira competição desta vertente da natação que pretende imprimir maior velocidade às provas, com o recurso às barbatanas.

Futsal

 

O futsal surgiu na América Latina e resulta de uma adaptação do futebol convencional à prática em recintos fechados. O menor número de atletas em cada equipa – são apenas 5, ao contrário dos 11 do futebol tradicional – e a menor dimensão do campo de jogo, bem como o piso utilizado, fazem com que os praticantes tenham que responder com grande rapidez e velocidade, tornando-se assim uma modalidade muito procurada pelo público.

Kabbadi

 

Presume-se que o kabbadi terá surgido na índia, há cerca de quatro mil anos, como forma de melhorar a capacidade de auto-defesa dos soldados, ajudando-os ainda a ter um maior nível de coordenação em equipa. Modalidade de combate pouco dispendiosa e de regras simples, nunca perdeu a popularidade na índia e chegou a outros pontos da Ásia, com variantes e nomes diferentes. É o desporto nacional do Bangladeche. O Kabbadi é também praticado na Europa, principalmente em Inglaterra, e nos Estados Unidos da América, havendo campeonatos mundiais da disciplina.
Uma das variantes apresenta sete jogadores por equipa, vestidos com calções curtos. Cada equipa envia para o campo adversário um elemento que tenta “capturar”  um adversário antes de regressar ao seu lado do campo.
Originalmente, durante a “investida” para a captura o jogador tem de proceder à operação de um só fôlego. Para provar que não inspira, o elemento enquanto dentro do lado “inimigo” tem de gritar kabbadi, como é costume na índia e no Paquistão, (embora no Bangladesh seja hadudu, e no Nepal 9uddu) constantemente até perder o fôlego.
Do lado defensor, os membros da equipa atacada formam um cordão humano para impedir o “atacante” de regressar ao seu lado do campo, mas todo este processo tem de ser feito de um só fôlego o que torna o deporto curioso e divertido.

Modalidades de demonstração Kickboxing e Kurash

 

Os eventos multidesportivos de dimensão internacional ou continental contemplam, por regra, demonstrações de modalidades que não alinham no programa desportivo comum. Em Macau, o público vai poder ver competições de kickboxing e de kurash.
Criada no início da década de 1970 nos Estados Unidos da América, o kickboxing é uma disciplina que tem origem no karate. No entanto, aos atletas é permitido um maior contacto e outro tipo de movimentos típicos dos desportos de combate.
Já o kurash é uma modalidade menos conhecida a nível internacional, mas com uma história bem mais longa. A arte marcial tradicional do Uzbequistão tem mais de 3500 anos e distinguese facilmente de outras disciplinas do género pelo facto de os atletas usarem casacos, um azul e outro verde. Neste tipo de luta, os oponentes não podem agarrar as calças um do outro, sendo o contacto permitido em todas as outras partes do corpo.

ARTIGO