Metade da população na rua para saudar tocha olímpica

  Mais de 250 mil pessoas associaram-se à passagem da tocha olímpica por Macau. A 3 de Maio, mais de metade da população de Macau veio em peso para a rua saudar o símbolo dos Jogos Olímpicos. Além dos residentes, muitos chineses deslocaram-se à região administrativa especial para assistir à passagem da tocha, assim como […]

 

Mais de 250 mil pessoas associaram-se à passagem da tocha olímpica por Macau. A 3 de Maio, mais de metade da população de Macau veio em peso para a rua saudar o símbolo dos Jogos Olímpicos. Além dos residentes, muitos chineses deslocaram-se à região administrativa especial para assistir à passagem da tocha, assim como centenas de turistas. A organização afirma que mais de 250 mil pessoas participaram na festa da recepção da tocha olímpica.

“Assistimos a um evento inédito, histórico, que demonstrou a grande abertura e o espírito olímpico de Macau”, frisou Manuel Silvério.

Durante mais de três horas, 120 pessoas transportam o facho olímpico pelas ruas de Macau. Ao longo do percurso, que passou por zonas históricas de Macau, como as Ruínas de S. Paulo, ou pelos novos casinos os populares com bandeiras da China e da RAEM, mas também de Portugal, de Angola, do Brasil ou até de Timor-Leste saudaram a passagem da tocha num ambiente de enorme festa.

A tocha acabaria por não passar por algumas zonas, como o Leal Senado e a parte central da Taipa, uma vez que o programa estava atrasado mais de meia hora.

O Chefe do Executivo recordou que Macau “é local de encontro das culturas chinesa e ocidental”, sublinhando que o dia 3 de Macau “ficará na história de Macau”. Para Edmund Ho, “os Jogos Olímpicos contam com o apoio e esperanças do Governo e dos residentes de Macau. Desejamos, do fundo do coração, que o povo chinês e os povos do mundo se empenhem no espírito olímpico, que os atletas e povos do mundo possam aproveitar e apreciar, em conjunto, este grande evento desportivo cultural caracterizado pelo conhecimento mútuo e intercâmbio harmonioso”.