Celebrar a diversidade

O Festival da Lusofonia, que é também de gastronomia e alegria, reafirmou-se como momento de celebração das comunidades falantes da língua de Camões

 

 

Texto Hélder Beja

Fotos Gonçalo Lobo Pinheiro

 

Não é preciso comprar bilhetes para entrar no “Festival da Lusofonia e Semana Cultural da China e Países de Língua Portuguesa” e ainda bem que é assim pois caso contrário seria bem provável que tivessem esgotado nas noites de sexta-feira e sábado, 21 e 22 de Outubro. A zona do Carmo, junto às Casas-museu da Taipa, recebeu milhares de espectadores, em boa parte lusófonos, mas também muitos chineses e visitantes de outras paragens.

Desta vez nem o tempo se intrometeu na festa e deixou que a 13.ª edição da Lusofonia recebesse sem chuva artistas de todos os países e territórios onde se fala português. Carmen Souza, Patubatê, Cordas do Sol e companhia subiram ao palco, onde também não faltaram grupos e artistas de Macau.

O Festival da Lusofonia, que é também de gastronomia e alegria, reafirmou-se como momento de celebração das comunidades falantes da língua de Camões – um momento em que se juntam e ao mesmo tempo se abrem às restantes culturas que compõem Macau.