A festa de todos os sotaques do português

Festa da Lusofonia 2012
Os vários sotaques do português voltaram a cruzar-se em Outubro em mais uma edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa e do Festival da Lusofonia. O artesanato, a música e a dança da Província de Xinjiang tiveram lugar de destaque, numa semana que arrancou a preencher os estômagos de residentes e turistas de Macau com a Mostra Gastronómica da Lusofonia

 

Festa da Lusofonia

Fotos Gonçalo Lobo Pinheiro

 

Que tal uma galinha chacuti de Goa, Damão e Diu para o almoço e uma matapa com castanha e camarão de Moçambique para o jantar? Durante uma semana não faltaram opções no restaurante Lvsitanvs, ao lado das Ruínas de São Paulo, que no âmbito da 4.ª Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa recebeu chefs de cozinha que confeccionaram o melhor da gastronomia dos países lusófonos.

Além de uma tradicional feira de artesanato de Xinjiang e dos diversos países em pleno coração da cidade, a festa arrancou com uma série de concertos e espectáculos de dança no Largo do Senado entre os dias 12 e 18 de Outubro.

A celebração rumou a seguir para as Casas-Museu da Taipa, onde se deu asas ao 15.º Festival da Lusofonia, com os jogos tradicionais portugueses para os mais novos, torneios de matraquilhos e de futebol e mais música, dança e pratos tradicionais.

Organizado pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa e pela Direcção dos Serviços de Turismo, o festival pretende dar a conhecer as culturas dos países e regiões de língua portuguesa e da China e homenagear as comunidades de expressão portuguesa local que ajudaram a construir Macau.