Cartaz :: Dezembro 2012 a Fevereiro 2013

Espectáculos e exposições em Macau, de Dezembro de 2012 a Fevereiro de 2013

 

 

ESPECTÁCULOS

 

Orquestra Real Nacional Escocesa

Centro Cultural de Macau, 5 de Janeiro  

Tem 120 anos de história e sede em Glasgow. Vem a Macau encerrar uma digressão pela China. Dirigida pelo maestro britânico-canadiano Peter Oundjian, a orquestra vencedora do Diapasão de Ouro para música sinfónica e nomeada oito vezes para os Grammy vai interpretar três peças: a Sinfonia n.º 3 Escocesa de Mendelssohn, O Pássaro de Fogo (1919) de Stravinsky e O Casamento de Orkney, com Alvorada de Maxwell Davies ao som de gaitas de foles escocesas tradicionais.

 

Concerto de Natal – Notas de Dança

Praça do Tap Seac, Macau, 22 Dezembro

Do Quebra-Nozes de Tchaikovsky a vários cânticos de Natal dirigidos pelo maestro Francis Kan, a Praça do Tap Seac vai encher-se de personagens encantadas na celebração do feriado natalício. A Orquestra de Macau fica encarregue das notas musicais.

 

Oyster

Inbal Pinto & Avshalom Pollack Dance Company (Israel)

Centro Cultural de Macau, 5 Dezembro  

Tem a marca do realizador Tim Burton e histórias como A morte melancólica do Rapaz Ostra, e também do imaginário de Federico Fellini e da coreógrafa Pina Bausch. É um espectáculo de humor negro que mistura vários géneros performativos envoltos num universo circense, em que os actores se fazem acompanhar por uma banda sonora em tons de ópera, tango e canto gutural. Concebida no final dos anos 1990 já passou por 400 palcos de Nova Iorque a Xangai.

 

Hélène Grimaud

Centro Cultural de Macau, 26 de Janeiro

Inclui clássicos de Mozart a Liszt, passando pela contemporaneidade de Berg e as Danças Populares Romenas de Bartók. Hélène Grimaud passou por inúmeros festivais internacionais e colaborou recentemente com orquestras como as Filarmónicas Checa, de Viena, de Berlim ou a Sinfónica de São Francisco. Agora, a vencedora do Musikfest Bremen em 2009 e o Preis der Dresdner Musikfestspiele em 2012, toca pela primeira vez em Macau, no Grande Auditório do CCM.

 

 

EXPOSIÇÕES

 

Video Art for All – International Video Art Festival 2012

Fundação Oriente e Sky 21, Macau, até 6 de Janeiro

Desafia todos os criadores locais e não locais de videoarte, inclui uma série de sessões e culmina numa exposição dos dez trabalhos favoritos e um prémio. O VAFA, organizado pela associação artística local Art For All Society e a Fundação Oriente, vai na terceira edição conduzida pelo sucesso das edições anteriores. No ano passado recolheu 160 obras de quase uma centena de artistas de todo o mundo, incluindo de países e regiões como o interior da China, Taiwan, Hong Kong, Alemanha, Suécia, Inglaterra, Itália, Turquia, Índia, Singapura e Chile.

 

Faces da Cidade – Exposição Internacional de Cartazes

Museu de Arte de Macau, até 31 de Janeiro

Uma centena de imagens, dezenas de cidades de todo o mundo representadas em cartazes de estilos e formas diversas. A exposição é organizada por ideia e com o apoio da Associação dos Criativos de Kaohsiung, e apresenta o desenvolvimento socioeconómico, cultural e factores ambientais das urbes através dos olhos de designers conceituados como Andrew Lewis, Armando Milani, Kari Piippo, Fons Hickmann, Asaba Katsumi, Katsui Mitsuo, Kenya Hara e Kumnam Baik, entre muitos outros.

 

Revelação!  Exposição Retrospectiva Fotográfica de Clive Barda

Galeria Tap Seac, Macau, até 9 de Dezembro

Jacqueline du Pré, Riccardo Muti e Luciano Pavarotti são alguns dos músicos clássicos captados pela lente do fotógrafo britânico entre 1968 e 2011. A mostra organizada conjuntamente pelo Instituto Cultural e o British Council inclui 102 exemplares que cobrem uma série de temas e épocas, sempre em cenários como a ópera, dança, concertos vários e ensaios, inclusive duas imagens captadas em Macau nos anos 1990. A mostra está integrada no festival “UK Now”, o maior festival de cultura e artes britânicas da China.

 

Corpos Humanos

Cotai Expo do Hotel Venetian, até 24 de Fevereiro

A exposição organizada pela Imagine Entertainment em parceria com a empresa Dalian Hoffen Bio-technique, exibe corpos conservados através da técnica de preservação de matéria biológica chamada plastinação, criado por Gunther von Hagens em 1977. São centenas de partes do corpo humano com legendas explicativas numa autêntica uma aula de anatomia aberta ao público.

 

Titanic – A exposição

Cotai Expo do Hotel Venetian, Macau, até 24 de Fevereiro

Esta mega exposição assinala os 100 anos da viagem inaugural que acabou em tragédia da histórica embarcação. Inclui réplicas em tamanho real de partes navio, das cabines e camaratas ao convés, e mais de 400 objectos, alguns deles verídicos, que contam a história das quatro centenas de passageiros e tripulação que rumava de Inglaterra aos Estados Unidos no dia 12 de Abril de 1912. Também adereços do filme que imortalizou o desastre no grande ecrã Titanic, com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet.