Vanessa Amaro

Com larga experiência em Jornalismo, tem desenvolvido a sua carreira em paralelo com o trabalho académico de docência e investigação.

VANESSA FINAL

A Coordenadora Editorial da revista Macau nasceu em São Paulo (Brasil) e licenciou-se em Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, em 2002. Apenas oito anos depois, em 2010, voltou a cruzar a sua área de eleição com a vida académica, mas desta vez como professora de Comunicação, no Instituto Politécnico de Macau, actividade que mantém. Antes, em 2006, já tinha concluído o Mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Além disso, está desde 2012 a tirar o Doutoramento, também em Comunicação, pela Universidade de Macau (onde, aliás, já deu aulas de Jornalismo).

A sua actividade profissional jornalística começou quando ainda estava a estudar, de norte a sul das Américas: no Brasil, foi colaboradora da Agência Reuters (1999-2002), no México da Agência Notimex (2000) e no Canadá da revista WestCoast Families (2001).

Em 2003 foi para Portugal, onde trabalhou em inúmeros meios e várias funções, como a Agência Reuters Brasil (correspondente), a revista de sociedade Nova Gente, a news magazine Focus e o semanário Tal&Qual (jornalista), o diário Correio da Manhã e o portal Sapo (editora). Pelo meio, ainda esteve cerca de um ano em Espanha, onde foi correspondente da news magazine Sábado.

Em 2010 voltou a mudar de ares e aterrou em Macau. Trabalhou como jornalista e editora no diário Hoje Macau, estando agora a conciliar a coordenação editorial da revista Macau com a actividade universitária. Entre as suas áreas preferenciais de pesquisa académica estão Relações Interculturais, Pós-colonialismo, Neocolonialismo, Meios de Comunicação em Língua Portuguesa de Macau, Hibridismo, Estudos Culturais e Língua.