Carimbo de pedra

O mais convencional é sem dúvida o quadrado, mas há carimbos redondos e até ovais. O tamanho deve depender da superfície a carimbar e com a forma da pedra se define a técnica de impressão. Mas sem tinta não há selo chinês e essa pasta pode ser à base de água ou de óleo. É tudo uma questão de preferência mas se a primeira é mais corriqueira, a segunda tem outra qualidade e resiste mais ao tempo

 

http://www.dreamstime.com/stock-image-man-was-writing-chinese-calligraphy-image12706231

 

Sela como quem assina, mas esse vermelho milenar da chancela chinesa pode apenas reflectir um estado de espírito. O entalhe de selos é uma arte da China, ao lado da poesia, pintura e caligrafia. O carimbo de pedra talhado à mão deixa a sua marca por onde passa mas nem sempre teve esse estatuto artístico.

Há 3700 anos, quando surgiu, era usado por imperadores para legitimar o seu “mandato dos céus”, do tipo “Xi”. Passou a ser símbolo de poder. Os carimbos usados pela elite intelectual, pequena nobreza e gente comum, eram conhecidos como “Yin”.

Durante a dinastia Zhou, a Imperadora Wu alterou o nome do selo para bao pela relação que o outro tinha com as palavras morte e morrer. Entre o século XIX e XX, os trabalhos de um grupo de artesãos de carimbos imprimiu um avanço revolucionário. Libertaram-se do estilo convencional dos carimbos gravados do passado e abriram um novo capítulo na história da gravação de selos na modernidade. Hoje em dia, é comum ver os selos chineses (Yinzhang) em obras de arte e outros documentos.

Tradicionalmente, os materiais mais comuns para a fabricação de carimbos eram o cobre, para a população geral, e o jade, para o imperador e a nobreza. Tanto o cobre quanto o jade são materiais altamente duráveis que devem ser vagarosa e cuidadosamente esculpidos ou trabalhado por um artesão experiente em um processo bastante exigente.

Os carimbos são entalhados a mão. Através da técnica de escultura, os carimbos com nome combinam a beleza dos caracteres chineses com desenhos de linha. Um carimbo produz praticamente a mesma imagem dos mesmos caracteres ou números, não importando quantas vezes é utilizado e pode assim, ser considerado o precursor de uma das quatro grandes invenções chinesas – a impressão (as outras três são a bússola, a pólvora e a fabricação de papel).

 

 

Para uma boa impressão

  • Oriente-se pelo topo do carimbo que é geralmente ornamentado ou pela assinatura do entalhador que deve ficar sempre à esquerda durante a aplicação, enquanto o polegar deve ficar na face virada para si e o indicador e o médio no lado oposto, para que a face do carimbo que tem a imagem fique correctamente impressa na superfície.
  • Escolha o papel de arroz para obter as melhores impressões.

 

Cronologia

  • Entalhe de selos para uso imperial surge na dinastia Qin (221-210 B.C).
  • Na Dinastia Tang (618 – 907 A.D.), os selos Yin mudam de nome pela pronunciação anterior se assemelhar à da palavra “morte”. Passaram assim a chamar-se Bao, por ordem da imperatriz Wu Zetian, que interrompeu o reinado Tang ao proclamar a sua própria dinástica – Zhou.
  • O Carimbo da República da China é usado desde 1929.
  • Nos dias de hoje os carimbos são utilizados por artistas, negociantes para garantia fiabilidade e ainda são souvenirs comprados por turistas.