Cecília Lin

Fascinada pelo português, dedicou-se ao seu estudo, encontrando depois o Jornalismo na língua que se tornou sua.

Cecilia Lin

Se para um português é difícil aprender a língua chinesa, o contrário também se confirma. Nada que intimidasse Cecília Lin, que se licenciou precisamente em Estudo da Língua Portuguesa. A aprendizagem foi tão bem sucedida que hoje é jornalista escrevendo no idioma que estudou – trabalha a tempo inteiro no diário Hoje Macau e é colaboradora regular da revista Macau.

Nem sempre Cecília viu o português como um caminho de futuro, pois achava que seria difícil aprender a língua. Aos poucos, porém, o fascínio foi-se instalando e ela decidiu mesmo avançar para a licenciatura. Tirou o curso na Universidade de Macau, uma formação que incluiu um semestre na Universidade de Lisboa e outro na Universidade do Minho. Afinal, nada melhor para aprender uma língua do que fazê-lo no seu país de origem.

Com o curso completo, surgiu-lhe a oportunidade de estagiar no jornal Hoje Macau. Aceitou e apaixonou-se de imediato pela nova carreira. A vida de jornalista, diz, dá-lhe oportunidade para observar a vida e as pessoas de Macau, podendo ainda usar a escrita para transmitir emoções. Apesar da sua ainda curta carreira no jornalismo, não se fica pelo trabalho em português. Já colaborou com o Boletim Mensal do Fórum Macau e a revista Cguide, escrevendo e editando textos em chinês.