Geo Metria & Exercícios em Busca da Perfeição

Fernando Sales Lopes
ASM Poesia/Associação de Estórias em Macau, 2014


O poeta Fernando Sales Lopes cria uma obra que percorre imaginários e medita sobre o entendimento espiritual.

 

Geometria_fernandoSalesLopes

 

Com o apoio da Fundação Macau e da Fundação Rui Cunha, acaba de sair o terceiro livro de poemas, com algumas fotos, de Fernando Sales Lopes, um versátil autor de Macau. Trata-se de uma colectânea de poemas e textos poéticos, na sua maioria dispersos, escritos ao longo de duas décadas, entre 1989 e 2012, reunidos a pedido da Associação de Estórias em Macau, empenhada na divulgação dos autores locais.

Segundo a apresentação de Tereza Sena, a quem se ficou a dever a compilação, organização e revisão dos textos, a obra é composta por dois livros distintos. O primeiro deles, intitulado GEO METRIA, “constitui uma trilogia subdividia em DOS PASSOS, DOS SENTIDOS e DO CORPO E DA ALMA”, em que se “privilegia a errância ´eu´ pelos espaços geográfico, físico e emocional, norteado pela preocupação da mensurabilidade da distância (real e emocional) e do fluir do tempo.” Tal justifica “o recurso metafórico, nos subtítulos, à terminologia náutica e cartográfica em DOS PASSOS, e à simbologia dos instrumentos de navegação, orientação e de medida, em DOS SENTIDOS, conjunto este que, para além de uma série de poemas dispersos, comporta dois cadernos, formalmente distintos, intitulados ´Janelas´ e ´Não Ser´”.

Quanto aos EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO, constituem “outros dois cadernos estilisticamente diferenciados, quer pela utilização do haiku no caso de ´Da essência das coisas´, quer pela recreação da linguagem profética e bíblica em ´Dos alimentos (im)puros´, que consubstancia a elevação da arte culinária ao princípio alquímico. Já não é a dimensão nem a deambulação física que estão em questão, mas sim a da alma, em busca da intemporalidade.”

Yvette K. Centeno, que assina o posfácio, no qual percorre os “Imaginários Visíveis” do autor, destaca a preciosidade de “Quadrante”, um conjunto de oito poemas sub intitulado de “Janelas”, que classifica de “verdadeira jóia”, e o experimentalismo do livro “EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO” convidando-nos a acompanhar o autor nesta sua meditação “sobre a oculta perfeição de um superior Entendimento: o novo e o antigo, não em confronto mas em complemento, raiz da Sabedoria, que ela sim, é múltipla e eterna”.

Pescador de Margem, o primeiro livro de poemas do autor, publicado pela Editora Livros do Oriente em 1997 e galardoado com o “Prémio Camilo Pessanha 1996/97”, atribuído pelo Instituto Português do Oriente, foi igualmente prefaciado por Yvette Centeno e belamente ilustrado por José Guimarães, a que se seguiu Não Ser (incluído nesta antologia), em 1999, obra manufacturada e lançada por ocasião do “Colóquio Homenagem a Luís de Camões – Poeta Universal”, realizado em Macau pela Organização Mundial de Poetas.

 

 

GEO METRIA & EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Fernando Sales Lopes

ASM Poesia

Associação de Estórias em Macau

MOP 80