China | Novos licenciados querem criar empresa própria

Mais de um quinto (22,7%) dos cerca de sete milhões de licenciados formados este ano pelas universidades chinesas vai tentar criar a sua própria empresa e 20% tencionam prosseguir os estudos, segundo uma sondagem divulgada.

 

Depois do curso, de quatro anos, quase metade (49,7%) vai procurar emprego e 3,5% (cerca de 250.000) querem ir para o estrangeiro, precisa a sondagem, citada pelo jornal China Daily.

A divulgação da sondagem coincide com a preparação para os exames de admissão ao ensino superior (“gao kao”), marcados para 7 e 8 de Junho.

De acordo com as previsões avançadas pela imprensa oficial, o número de candidatos, este ano, rondará os 9,2 milhões de candidatos, para cerca de sete milhões de vagas.

Só em Pequim, a capital, há 70.517 candidatos para 52.219 vagas (81%).

Estatísticas divulgadas na terça-feira pelo ministério chinês da Educação indicam que cerca de um milhão de chineses estão actualmente a estudar ou a fazer investigação científica fora do país.

No total, mais de três milhões de chineses foram estudar para o estrangeiro, sobretudo na América do Norte e Europa, desde que o Partido Comunista Chinês adoptou a política de “Reforma Económica e Abertura ao Exterior”, há 35 anos.

A própria liderança chinesa encorajou esse movimento, para “aprender as avançadas tecnologias e métodos de gestão dos países mais desenvolvidos”.

Pelas contas do ministério chinês da Educação, a maioria (1,6 milhões) não voltou ao país, mas o número dos que optam por regressar “está a crescer rapidamente”, atraídos pela “ascensão e desenvolvimento económico da China”.